Durante a entrevista coletiva após a eliminação contra a Holanda, Dunga deixou claro que não seguirá no comando da seleção brasileira. Com isso alguns nomes já começam a ser especulados, como os de Luiz Felipe Scolari e Leonardo. A CBF ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas reconhece a urgência na escolha.

“Eu não tenho nenhuma informação, mas é óbvio que a gente tem uma responsabilidade com o torcedor e com a imprensa em definir o que vai acontecer em agosto quando a seleção vai se reunir”, afirmou o chefe de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva, em entrevista ao repórter Wellington Campos.

Em agosto o time brasileiro já retorna a campo, para enfrentar os EUA em partida amistosa, em Nova Jersey. A convocação para esse jogo já será no próximo dia 25, e por isso a grande expectativa em torno do anúncio do novo comandante.

“O presidente (Ricardo Teixeira) também falou isso no vestiário para os jogadores. A gente só vai ter amistoso para preparar a equipe para a próxima Copa. Então já em agosto a gente tem que agradecer a oportunidade de começar a fazer um trabalho para 2014, então essa solução tem que vir rápida”, disse Paiva, se referindo à decisão do novo técnico.

Após a frustração e a tristeza da derrota para a Holanda, o pensamento já está no próximo mundial. E se a pressão e a dor pela queda em 2010 foram grandes, em 2014 a mobilização será bem maior.

“A gente sofre, mas tem que continuar andando pra frente porque daqui alguns dias o Brasil tem que responder ao mundo porque ele é o anfitrião da próxima Copa, que ele tem a responsabilidade de organizar uma Copa pelo menos tão boa quanto está sendo essa da África do Sul, e que, além disso, tem que ganhar”, admitiu Rodrigo Paiva.

Todo mundo vai assumir a responsabilidade publicamente, como já fizeram ontem, e vão fazer no desembarque no Brasil, em todos os locais que desembarcarem jogadores da seleção, todos eles vão responder as perguntas, faz parte da responsabilidade de todos nós.

SELEÇÃO JÁ ESTÁ RETORNANDO

Após a eliminação para a Holanda, a seleção brasileira já está a caminho do Brasil. A delegação embarcou em voo fretado para o Rio de Janeiro na tarde de hoje e deve chegar no início da madrugada na capital fluminense. De lá os jogadores e a comissão técnica se dividem e partem para suas respectivas cidades, onde provavelmente darão entrevistas.

A seleção será recepcionada neste domingo pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, que estará no Rio de Janeiro. Orlando representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Cabo Verde, para reunião da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.