O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta quinta-feira (3), o ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. O encontro vai ocorrer nas cinco regiões do país. Assim, o primeiro encontro será na Região Centro-Oeste, em Cuiabá (MT), nos dias 3 e 4 de agosto.

Então, a pauta dos encontros é o documento orientador do Programa Escola em Tempo Integral. Ele será enviado às redes de ensino no primeiro trimestre do ano de 2024. As discussões serão de forma híbrida, com transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube e no Portal da Escola Cuiabana. O encontro começou às 9h e segue até às 21h.

O ciclo tem como público-alvo os profissionais da educação de todas as etapas e organizações da sociedade civil. No entanto, não há mais vagas para o ciclo da região Centro-Oeste.

Programação

Está previsto para a quinta-feira (3) o painel “Educação Integral como princípio integrador e articulador das etapas e modalidades na Educação Básica”. Outra discussão tem como tema os “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação infantil – Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas”.

Além disto, outro destaque do dia tem como tema: “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”. 

Já na sexta-feira (4), a programação começa com o painél “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”. Mas tem ainda a discussão sobre os “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”. A programação completa está disponível então no site do projeto.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: