As hidrelétricas são a maior fonte de energia elétrica do Brasil, sendo responsáveis por 61,9% de toda a matriz energética gerada no país. A informação está no Balanço Energético Nacional de 2023 do Ministério de Minas e Energia. 

O país possui grandes usinas como Itaipu e Belo Monte. Desta forma, então, a fonte hidráulica se tornou o principal meio de gerar energia elétrica em todos os estados. Mas usar a força da água para gerar energia é uma das produções mais antigas do ser humano. Vale lembrar, ainda, que a fonte hidráulica é uma fonte renovável.

Oferta Interna de Energia do Brasil (Fonte: Balanço Energético Nacional de 2023)

O Balanço Energético Nacional de 2023 informa ainda que a matriz elétrica do Brasil é predominantemente renovável. O destaque, portanto, é da fonte hídrica que contribuiu com 64% da oferta interna de energia elétrica em 2022, ano base do balanço.

“As fontes renováveis representam 88% da oferta interna de eletricidade no Brasil, que é a resultante da soma dos montantes referentes à produção nacional mais as importações, que são essencialmente de origem renovável”, pontuou o documento. As usinas hidrelétricas são consideradas fontes limpas, seguras e com baixa emissão de poluentes.

*Com informações do Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: