O Jogo Botânico desenvolvido pelo professor de Biologia Luiz Primandade será apresentado no V Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (ELPED), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), no Campus Iporá, entre os dias  23 e 25 de abril. A ferramenta pedagógica é um jogo didático que possibilita uma imersão prática e diferentes estratégias de ensino, apontou o professor.

“A partir do minicurso e do Jogo Botânico podemos ressaltar que irão contribuir de forma significativa na formação prática e continuada de professores em várias frentes como por exemplo, uma imersão prática no estudo da Biologia, permitindo que os profissionais da educação vivenciem o aprendizado ativo e o potencial educacional dos jogos”, explicou.

O tema do encontro será “Cidadania e tecnologias: perspectivas e desafios para a formação e prática docente”. Entre os destaques do evento está a inovação de procedimentos didáticos e metodológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação básica da rede pública. Assim, Luiz Primandade irá ministrar um minicurso durante os três dias do encontro no qual apresentará o jogo como uma nova estratégia de ensino.

“[O minicurso] permitirá que os professores explorem diferentes estratégias de ensino, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem cooperativa e aprendizagem baseada em jogos, incentivando a reflexão sobre sua aplicabilidade em suas práticas educativas”, destacou Primandade.

Leia também: Professor inventa jogo para incentivar ensino de Botânica em escola de Itaberaí

Ferramenta educacional

Luiz Primandade desenvolveu o jogo para ensinar conteúdos específicos de Ciências da Natureza, de acordo com as habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor queria uma didática nova para ensinar Botânica aos seus alunos da Escola Estadual Santa Rita, no povoado Santa Rita, em Itaberaí. 

Jogo Botânica (Foto: Arquivo pessoal de Luiz Primandade)
Jogo Botânica do professor Luiz Primandade – de vermelho à direita com o jogo em mãos (Foto: Arquivo pessoal de Luiz Primandade)

O jogo de tabuleiro tem personagens de quatro grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. No minicurso, então, Primandade irá apresentar o processo de construção do jogo. “O intuito é permitir que os professores de várias áreas do conhecimento possam reproduzir para seus estudantes em suas instituições de ensino”, contou.

Jogo de tabuleiro (Foto: Luiz Primandade)
Jogo de tabuleiro (Foto: Luiz Primandade)

Desde o início, o professor queria priorizar instituições que não possuem recursos insuficientes para o ensino da Biologia. “Hoje o jogo atende estudantes de regiões de difícil acesso do projeto Goiás Tec, incluindo os estudantes quilombolas, indígenas e campinenses”, destacou Primandade. 

“A ferramenta educacional está corroborando para construção dos conhecimentos dos alunos da área rural de difícil acesso do Estado de Goiás. Serão distribuídas mídias físicas do jogo Botânico para os participantes, permitindo que eles experimentem a jogabilidade e a vivência de um estudante/jogador”, celebrou.

Leia também: Professor desenvolve jogo de botânica semifinalista em competição nacional de educação inovadora

Formação continuada dos professores

O foco do ELPED é colaborar com a formação continuada de professores universitários e do ensino básico. Para isso, então, estão previstas conferências, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos e outras atividades com pelo menos 19 palestrantes. Confira toda a programação aqui

Os eixos temáticos do encontro são os aspectos históricos da educação, currículo e gestão escolar, o trabalho docente e as práticas pedagógicas e metodologias de ensino. Além disso, a inclusão, diversidade e cultura, educação e multimídia e meio ambiente.

Além do ELPED, o encontro terá paralelamente o VIII Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano, o IX Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid) e o III Seminário Internacional de Professores.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o destaque é para o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: