Cerimônia leva 180 jovens aprendizes para a Câmara dos Deputados

Nesta segunda, 25, 180 jovens aprendizes participaram da cerimônia de integração do Programa Aprendiz na Câmara e passam a desenvolver as atividades práticas laborais na Câmara dos Deputados. O Programa Aprendiz na Câmara é uma iniciativa da Câmara dos Deputados em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.  

A cerimônia aconteceu no Auditório Nereu Ramos, que fica localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados. Para a representante do Programa Aprendiz na Câmara, Eudiléia de Fátima Marcelino, a presença dos jovens no dia a dia da Casa é um motivo de alegria e é também significado de renovação no ambiente de trabalho.  

“Porque vocês trazem sangue novo, renovam a Casa, com a alegria, a energia de vocês. Então a Casa está muito feliz em receber vocês”, afirmou.  

Além de cumprir os critérios socioeconômicos definidos pelo programa, os jovens que participam do Programa Aprendiz na Câmara participaram de um processo seletivo para ingresso, incluindo questões objetivas da Língua Portuguesa.  

Jovens vivem a expectativa do primeiro emprego  

Entre os 180 jovens que fizeram a integração nesta segunda, 25, está João Phelipe Bragança de Souza. Animado com a oportunidade do primeiro emprego, João destacou o que aprendeu até agora e a expectativa do impacto da nova fonte de renda no seu lar.  

“Essa oportunidade tem sido incrivelmente boa. Eu consegui aprender várias coisas dentro do curso, como por exemplo a importância da educação de qualidade e de um trabalho seguro dentro de um ambiente saudável. Essa oportunidade também está abrindo várias portas para eu poder ajudar a minha mãe dentro de casa” – João Phelipe Bragança de Souza – Aprendiz 

Para a gerente do Polo DF da Demà Jovem by Renapsi, Renata Bruno, essa experiência terá um grande impacto positivo na vida dos jovens.  

“É uma oportunidade ímpar oferecida aos jovens aprendizes de 15 a 16 anos através do Poder Legislativo que exerce um papel fundamental na sociedade brasileira, representando o cidadão, legislando sobre assuntos de interesse nacional e fiscalizando os recursos públicos. Os aprendizes  terão a oportunidade de explorar e contribuir com atividades laborais dentro de vários departamentos da estrutura do órgão Federal, apoiando os servidores e integrando esses departamentos”, pontuou.  

Aprendiz na Câmara 

O Programa Aprendiz na Câmara promove Qualificação Profissional e Inclusão Social, além de oferecer apoio integral (suporte emocional e educacional) e incentivar e fortalecer o crescimento social dos jovens aprendizes. É destinado a jovens do DF que tenham de 15 a 16 anos, e jovens de 15 a 18 anos que participam ou participaram de programas de acolhimento familiar ou institucional.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Leia mais: