A cidade de Aarhus, na Dinamarca, está implementando um sistema de copos reutilizáveis desde 17 de janeiro de 2024. A administração pública municipal fez uma proposta de adesão ao programa e 53 estabelecimentos locais estão participando. Após cinco meses, a percepção de todos é que o programa para reduzir o uso de plásticos descartáveis na cidade está funcionando.

O fim do copo plástico é uma tentativa de reduzir os 300 milhões de copos que os dinamarqueses usam por ano. O estudo da organização Oceana, de 2021, também apontou que eles utilizam cerca de 150 milhões de recipientes para alimentos feitos de plástico anualmente.

A poluição plástica é um problema para o país por causa dos danos à vida marinha no litoral, além disso, toda a faixa da Dinamarca está a menos de 50 km do mar.

Programa do copo reutilizável

A própria Oceana indicou que um sistema de reutilizáveis seria necessário para a cidade de Aarhus abandonar a cultura do copo plástico. O sistema está sendo implementado desde o início do ano. Então, as pessoas fazem um depósito de menos de um euro e resgatam o valor devolvendo o copo em uma das 27 máquinas de depósito de reutilizáveis ​​espalhadas pela cidade.

Os dinamarqueses de Aarhus já fizeram cerca de 300 mil pedidos usando os copos nos estabelecimentos que aderiram ao programa, número que corresponde a três mil lixeiras cheias de copos descartáveis. Após a devolução do copo ou caneca, os produtos são higienizados numa instalação industrial em Aarhus e voltam a circular pela cidade.

A coleta de lixo é um sinal de que os copos reutilizáveis estão sendo bem recebidos pela população, pois de duas toneladas de resíduos coletados das lixeiras, apenas quatro copos reutilizáveis ​​foram encontrados. 

(Foto: Prefeitura de Aarhus)

Mudar é possível

Aarhus é uma cidade de 300 mil habitantes e está celebrando a adesão de seus moradores ao sistema de copos reutilizáveis, como explicou Nicolaj Bang, vereador de Tecnologia e Meio Ambiente.

“Toda vez que escolhemos reciclar em vez de produzir novo, economizamos nos recursos da Terra e na quantidade de resíduos. Pode ser que você não compre café para viagem com muita frequência. Mas mesmo pequenas ações e escolhas ajudam a fazer a diferença. Cada xícara conta”, disse.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento e o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais: