O site Cientistas Brilhantes exalta as contribuições de mulheres na astronomia, geofísica e ciências atmosféricas. O trabalho de mestrado em Ensino de Astronomia de Beatriz Ribeiro Zanon realizado na USP resgata a história de mulheres na ciência e destaca modelos femininos inspiradores, tornando o conhecimento acessível para todos.

A dissertação “Cientistas Brilhantes: divulgação da história das mulheres na astronomia, geofísica e ciências atmosféricas através de um website” está disponível de forma prática na página. A ideia surgiu da participação de Beatriz como voluntária do Astrominas, que oferece ensino de ciências para alunas do ensino básico. 

“Acredito que meu trabalho é algo necessário e que agrega demais para a comunidade, é interdisciplinar, enriquecedor e acessível ao público. Ele é feito para jovens, para garotas e para toda a comunidade. Acredito que é um material inspirador. Traz a mensagem de que a mulher pode fazer o que quer, estar onde quer, e principalmente, que elas sempre estiveram presentes e conseguiram ganhos maravilhosos para o conhecimento e a comunidade”, disse.

Cientistas brilhantes

No site, a pesquisadora disponibilizou material biográfico, filmes, livros, fotos e glossário com informações sobre as mulheres que contribuíram com a ciência ao longo da história da humanidade. 

Assim, a estudante deseja que o site contribua com a igualdade de gênero, tema do quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, ela quer que a plataforma se torne um espaço de formação para professores.

“O mais importante desse projeto é fazer a divulgação da contribuição das mulheres nas ciências. Pois desde criança, não me recordo de ver modelos femininos em livros ou apostilas. Agora, como professora, esse erro persiste. As mulheres cientistas continuam invisibilizadas, não só na minha área de atuação, mas em diversas outras”, afirmou.

*Com Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade e o ODS 05 – Igualdade de gênero.

Leia mais: