No quinto episódio do Cinemateca Sagres Sessão Especial vamos falar sobre o documentário “Adolescer”, que será exibido pela Sagres TV (26.1), neste sábado (02), a partir das 11h15. A produção que foi gravada no Espírito Santo e tem a direção de Gustavo Pimenta Moraes.

“Adolescer” é um documentário de 26 minutos que mostra a vida de jovens estudantes do ensino médio em meio a violência urbana. A produção retrata ainda a transformação vivida pelos adolescentes da periferia de Vitória, que estudavam em uma escola desacreditada pela comunidade.

As histórias se passam no bairro Central Carapina, uma região que sofre com a vulnerabilidade social, o tráfico de drogas violência. Em 2017, o local foi o que mais registrou mortes violentas em todo o estado do Espírito Santo. Os protagonistas encararam o desafio de entrar na vida adulta e, com apoios de familiares, amigos e da escola, de buscar um futuro melhor.

Segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), há uma relação inversa entre o crime e a educação. Isso quer dizer que quanto maiores as taxas de escolarização, menores são os registros de violência.

Os jovens e professores da Escola Estadual Jones José Do Nascimento mostraram que é possível mudar uma situação muito ruim na escola com força de vontade, dedicação e muito acolhimento.

Confira abaixo a data de exibição:

02 de julho – “Adolescer”- ES
09 de julho – “Terremoto” – MG

Edição Especial

Os documentários apresentados no Cinemateca Sagres Sessão Especial são vencedores do edital “Conexão Juventudes”, realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi).
Os filmes que abordam temas relacionados à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 Educação de Qualidade.

Episódios anteriores: