O Goiás levou a melhor no clássico dos lanternas. O time esmeraldino bateu de virada o Atlético-GO na noite de hoje por 3 a 1, no que foi a primeira vitória da equipe alvi-verde na competição. Já o rubro-negro goiano permanece com apenas um ponto conquistado em cinco jogos, e agora amarga a última posição do Campeonato Brasileiro.

OUÇA OS GOLS DA PARTIDA


Com a vitória, o time do técnico Emerson Leão não sai da zona de rebaixamento, mas sobe para a décima oitava posição, agora com quatro pontos. Romerito foi o nome do jogo, com dois gols para o Goiás. Bernardo fez o outro tento da equipe esmeraldina. Elias, de pênalti, foi quem inaugurou o placar para o Atlético-GO, aos 11 minutos do primeiro tempo.

Na próxima quarta-feira o Goiás recebe o São Paulo no Serra Dourada, às 21h 50, pela sexta rodada da competição. Também na quarta-feira o Atlético-GO joga fora de casa, em Presidente Prudente, contra o Grêmio Prudentino, às 19h 30.

PRIMEIRO TEMPO

A campanha que as duas equipes vinham tendo na competição não animaram o torcedor. Pouco mais de cinco mil pessoas pagaram para ver o clássico no Serra. A situação dos dois times no Campeonato gerou expecativa em cima da partida, já que quem vencesse, conquistaria a primeira vitória na primeirona e poderia se reabilitar de vez.

O Atlético-GO começou dando indícios de que tomaria a iniciativa da partida. O time do técnico Geninho tentava avançar ao ataque pelos lados, mas acabava sendo anulado pela retaguarda esmeraldina. Aos onze minutos, uma dessas jogadas surtiu efeito. O lateral-esquerdo Chiquinho entrou em velocidade dentro da área e foi barrado com falta por Ernando. o árbitro da partida, André Luís Castro, apitou o pênalti, e na cobrança Elias abriu o placar para o rubro-negro goiano.

O time atleticano assustou depois novamente com Elias, aos 20 minutos, após um chute forte do meia atacante defendido por Calaça. Entretanto, cinco minutos depois o Goiás chegou ao empate. E com um jogador que há muito tempo não é unanimidade no clube, e sequer vinha sendo escalado, Romerito. O camisa 9 esmeraldino recebeu a bola dnetro da área, girou e bateu firme de perna esquerda para marcar o primeiro gol alvi-verde da noite. No restante da primeira etapa, poucos lances de perigo de ambas as equipes. O Atlético-GO quase reconquistou a liderança no marcador com Chiquinho, aos 44 minutos, após chute cruzado que bateu na rede pelo lado de fora.

VIRADA ESMERALDINA

A etapa derradeira com alterações dos dois técnicos que visivelmente tentavam dar maior poder de marcação à suas equipes. Leão retirou Hugo para colocar Wellington Monteiro, além de ter sacado Jadílson para a entrada de Saci. No Atlético-GO, Geninho retirou o atacante Marcão e o volante Ramalho foi para o jogo.

O equilíbrio do primeiro tempo deu lugar ao domínio alvi-verde. O rubro-negro não mostrava entrosamento, e cometia erros de passe, além de criar pouco no seu sistema ofensivo. O Goiás aproveitou para passar à frente do placar, e novamente com Romerito, a fera do jogo no clássico. Aos 10 minutos o meia-atacante fez uma linda jogada individual passando por Ramalho e Agenor, para depois chutar cruzado e fazer o gol mais belo da noite.

A supremacia esmeraldina se concretizou quatro minutos depois. O garoto Douglas puxou um ótimo contra-ataque e deu a bola para Bernardo, que recebeu a pelota sozinho dentro da área e chutou rasteiro para fazer o terceiro do Goiás. Logo após o gol, o técnico atleticano tentou modificar o panorama da partida colocando Boka no lugar de Agenor.

E foi o prata da casa do Atlético-GO quem teve as melhores chances da equipe na segunda etapa, em dois lances de contra-ataque, um aos 30 minutos, e outro ao final da partida. Entretanto o marcador não foi alterado, e o Goiás conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, e passou a lanterna da competição para o Atlético-GO.

FICHA TÉCNICA: Atlético-GO 1 x 3 Goiás

Atlético-GO
Márcio; Márcio Gabriel (Ayrton), Welton Felipe, Jairo, Chiquinho; Agenor (Boka), Pituca, Róbston, Elias; Marcão (Ramalho), Juninho
Técnico: Geninho

Goiás
Calaça; Douglas, Rafael Tolói, Ernando, Jadílson (Saci); Jonilson, Amaral, Bernado, Hugo (Wellington Monteiro), Romerito; Éverton Santos
Técnico: Leão

Gols: Elias, aos 11 minutos do primeiro tempo (Atlético-GO), Romerito, aos 25 minutos do primeiro tempo, e aos 10 do segundo tempo. Bernardo aos 14 minutos do segundo tempo (Goiás)

Cartões amarelos: Welton Felipe, Jairo, Chiquinho, Róbston, Pituca (Atlético-Go). Douglas e Ernando (Goiás)
Cartão Vermelho: Welton Felipe (Atlético-Go)

Público: 5213 pagantes
Renda: R$ 78200,00

Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Data: 30/05/2009 (domingo)
Horário: às 18h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO;
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence/GO e Jesmar Benedito Miranda de Paula/GO;
4º árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão/GO;
Observador: Antônio Pereira da Silva /GO.