Co-fundador de startup no Tocantins compartilha trajetória e desafios do empreendedorismo

Falar sobre os desafios do empreendedorismo foi a missão do co-fundador do Tô No Lucro, Fábio Varanda, nesta quinta, 31, em Palmas. Para uma plateia de jovens aprendizes atentos e curiosos com a sua história, Fábio compartilhou as conquistas e as frustrações da trajetória bem-sucedida que ele e o sócio, Darley Passarin, traçaram desde o início da startup até à venda do aplicativo de delivery para um grande grupo nacional há dois anos.  

Natural de São Paulo, o publicitário e empreendedor chegou ao Tocantins aos 17 anos e logo ingressou no serviço público. A vontade de empreender partiu do desejo de fazer a diferença na vida das pessoas e também de ter uma rotina mais movimentada do que a que tinha até então. O empurrão para que a vontade se tornasse uma decisão veio do sócio, em uma reunião que ficou marcada pelo capital limitado dos dois.  

“O Darley me chamou pra conversar e convidar pra abrir um negócio. Pedimos duas coxinhas e um refrigerante pra dividir porque era o que o dinheiro dava. Ele sabia programar e eu sabia desenhar. E nisso começamos. Fizemos sites, plataformas, montamos uma agência e aí veio o site de compras coletivas. O aplicativo do delivery veio em 2015 quando identificamos que o mercado estava mudando e migrando do computador para o celular”, contou.  

Conhecimento 

A conversa com os jovens aprendizes aconteceu na sede da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em Palmas. O público composto por meninos e meninas com idades entre 16 e 22 anos ouviu de Fábio que a busca por conhecimento e a persistência são essenciais não só no processo de empreender, mas para a vida. 

“Eu me vi naquele lugar que eles estavam sentados, eu estive ali algum dia. Buscando conhecimento, vendo experiências, cases de sucesso, o que as pessoas conquistaram, e coloquei isso em prática. Nunca desistir. Isso que eu fiz durante a minha trajetória”, afirmou.  

Aos 18 anos, o jovem aprendiz Pedro Santana foi um dos que mais interagiu na palestra, questionando o convidado sobre aspectos técnicos do empreendimento e também conselhos para trilhar um caminho de sucesso. Pedro comentou o entusiasmo e afirmou aproveitar oportunidades de buscar conhecimento, sempre que surgem.  

“Uma oportunidade dessa não é todo dia, então a gente agarra. Eu tentei extrair o máximo que eu consegui. Para mim, para o meu desenvolvimento pessoal. O meu pai tem um negócio e eu também já pensei em abrir um negócio, não sei se vai rolar lá pra frente, mas já pensei. Todas as oportunidades são válidas”, pontuou.  

O jovem comentou a relevância de o palestrante abordar assuntos como a resiliência e a persistência com o objetivo de mostrar as dificuldades e a importância da determinação em não desistir.  

“Não só ele, mas diversas pessoas que têm sucesso na vida, sempre falam dessa coisa de desistir, porque sempre tem dificuldades. Sempre falaram que já pensaram em desistir, mas continuaram. Porque às vezes não é um dia bom, não dá certo, mas você pode encontrar a ideia que gera o que pode dar certo e você contornar toda essa situação, enfrentar as dificuldades e adversidades”, afirmou.  

Trajetória  

Em Palmas desde os 17 anos, hoje Fábio tem 43 e atua como consultor, depois de passar por um período de transição à frente da empresa que foi negociada em 2021. A mudança para o Tocantins foi motivada pela busca por oportunidades.  

“Mudei para Palmas em 1998, aos 17 anos. Eu tinha feito 2 vestibulares de São Paulo, não passei e fui chamado para trabalhar numa fábrica da indústria farmacêutica em São Paulo onde eu ia trabalhar com controle de qualidade de tampas de xarope, ali, na esteira. Decidi me mudar para o Tocantins em busca de trabalho e de estudo. Fui funcionário público durante um bom tempo, até que 2006 eu resolvi empreender. Eu queria algo que fosse mais relevante e pudesse ajudar alguma forma, impactar a vida das pessoas. E conseguimos isso com o aplicativo, que só de entregadores em Palmas empregava mais de 250”, lembrou.  

O bate papo com Fábio Varanda fez parte de uma série de eventos que compõem a Ação Aprendiz do Polo Tocantins da Renapsi, com o objetivo de ampliar os horizontes dos jovens e trazer novas perspectivas àqueles que estão ingressando no mercado de trabalho.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura

Leia mais: