A  Prefeitura de Goiânia poderá flexibilizar as medidas para conter o avanço da covid-19 na capital, após integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE) de Goiânia se reunirem para avaliar uma flexibilização no decreto municipal da Lei Seca, de forma que o horário de fechamento de bares e restaurantes seja estendido até a meia-noite.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes detalhou que o COE se reuniu para reavaliar o decreto municipal. “Foi avaliado o cenário epidemiológico e situação da taxa de ocupação hospitalar”, disse. Ele apontou que a estabilidade da curva epidemiológica com relação ao número de casos “dá subsídios para o prefeito de Goiânia reavaliar o decreto de fechamento dos bares e restaurantes, neste momento”.

“Foi identificado que 69% da taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid aqui em Goiânia 57% eram de pacientes provenientes do interior. O que significa que o impacto para a internação de residentes em Goiânia é menos da metade da população de leitos de UTI e a curva epidemiológica tem demonstrado uma estabilidade do recrudescimento do número de casos, o que dá subsidio ao prefeito de Goiânia reavaliar o decreto de fechamento de bares e restaurantes nesse momento”.

As determinações do primeiro decreto, foram tomadas em consonância com a decisão do Governo de Goiás de limitar a circulação de pessoas em estabelecimentos noturnos. O decreto determinava que estabelecimentos como bares, boates, pubs, restaurantes e similares poderiam funcionar até às 23h. Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência até às 20h. Apresentação de música ao vivo, mecânica ou qualquer outro tipo de ambientação sonora nos estabelecimentos encerrar às 22h.

A expectativa é que um novo decreto seja emitido ainda nesta quinta-feira (4), com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), acatando as recomendações do grupo.