Foram 24 anos de espera, mas a Argentina está de volta as semifinais e terá pela frente uma velha conhecida em Copas, a Holanda. O confronto, que repete a final de 1978, única vez em que os argentinos levaram a melhor, promete um grande embate às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo: de um lado, Messi, e do outro, Robben, dois grandes personagens dessa Copa.
A Argentina não disputa uma final desde que perdeu de 1 x 0 da Alemanha na decisão do Mundial de 1990, enquanto a equipe laranja mira a última partida pela segunda vez consecutiva para por fim à sua seca de títulos de uma vez por todas. Em 2010, a Laranja chegou à decisão, mas acabou derrotada pela Espanha por 1 a 0 na Africa do Sul.
Mais do que Messi x Robben, ou Higuaín x Van Persie, o confronto já registra uma batalha tática entre os dois treinadores, que tentam achar possibilidades para vencer. Apesar de nenhum dos técnicos ter dado muitas pistas sobre a escalação, é provável que ambos decidam rechear o meio-campo, ao contrário do que fez Felipão no massacre diante da Alemanha.
Enzo Pérez deve jogar sua primeira partida no torneio como titular no lugar do lesionado Ángel Di María e acompanhar Javier Mascherano e Lucas Biglia nesse setor. Mascherano, por sinal, destaca que a chance de chegar a final é muito motivante.
“Estamos onde queríamos estar quando chegamos aqui. Agora temos uma oportunidade única, que vamos aproveitar. Temos o sonho de seguir avançando, queremos estar na final. Para isso, é preciso dar tudo na quarta-feira”, disse o jogador.
Do outro lado, Van Gaal tentará que sua equipe dê mais um passo rumo à eficiência total, após uma boa atuação nas quartas de final com a Costa Rica, na qual o goleiro Keylor Navas e as traves impediram os holandeses de triunfar antes dos pênaltis. Van Gaal fez mudanças em todos os jogos e deve ser assim novamente, com De Jong, com uma recuperação recorde, voltando ao time no meio-campo
A Holanda também necessitará que Robin van Persie recupere sua potência goleadora. O atacante do Manchester United fez três gols nas primeiras duas partidas da seleção, mas não voltou a conferir. Ele não treinou na véspera da partida, com problemas estomacais, mas não deve ser problema para encarar os argentinos.
“Não devemos cometer erros, a Argentina é uma equipe muito forte e com ótimo talentos individuais, como (Lionel) Messi”, disse Van Gaal.
FICHA TÉCNICA
HOLANDA x ARGENTINA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 9 de julho de 2014 (quarta-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)
Auxiliares: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
HOLANDA: Cillensen; De Vrij, Vlaar e Martins Indi; Kuyt, Wijnaldum (De Jong), Sneijder e Blind; Robben, Depay e Van Persie
Técnico: Louis Van Gaal
ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Biglia, Mascherano, Agüero (Lavezzi) e Enzo Perez; Messi e Higuaín
Técnico: Alejandro Sabella