Goiás assina nesta terça-feira (5) documentos de adesão a três programas do Governo Federal voltados à educação. O evento, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), contará com a participação do governador Ronaldo Caiado e do ministro da Educação, Camilo Santana. Além disso, no período da tarde, será assinado no Palácio das Esmeraldas um pacto pelo desmatamento ilegal zero no Estado.

Os programas do Ministério da Educação (MEC) são o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Escola em Tempo Integral. Eles fazem parte do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal no último dia 11 de agosto.

Com a assinatura do documento, Goiás pretende concluir 120 obras em 77 municípios do estado, entre unidades de educação infantil e fundamental. De acordo com o MEC, as construções somariam ao estado duas obras de reforma, 37 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 20 escolas de ensino fundamental; 1 de ensino profissionalizante, além de 60 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

Conforme dados do Governo Federal, a estimativa de investimento para essas obrar irá girar na casa de R$ 103 milhões.

Primeira infância

A Assembleia será palco, também nesta terça-feira, da apresentação de dados atualizados e regionalizados sobre as condições de vida das crianças na gestação aos seis anos de idade. Os números fazem parte de um relatório do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância.

Conforme o Comitê, os dados do relatório servem para subsidiar a definição de prioridades e tomada de decisões em políticas públicas para crianças da Primeira Infância (até seis anos de idade).

O ministro da Educação, Camilo Santana (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Desmatamento ilegal zero

Ainda nesta terça-feira (5), Goiás irá firmar o Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero. De acordo com o governo, a ideia é contar com apoio de entidades do agronegócio goiano.

Conforme o Estado, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) autuou infratores em uma área total desmatada de 63 mil hectares em 2022.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade

Leia também