A delegação goiana participou do regional das Paralimpíadas Escolares em Brasília, conquistando um total de 117 medalhas. Garantindo o terceiro lugar geral entre 10 estados e o Distrito Federal. Com o apoio do Governo de Goiás, 69 atletas participaram nas modalidades de natação, atletismo e bocha. Os medalhistas que participaram nas modalidades citadas, passaram para a fase nacional da competição.
O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, destacou a importância do paradesporto para a qualidade de vida e inclusão social de crianças com deficiência. Além disso, a delegação goiana obteve excelentes resultados na natação e bocha, e a expectativa é alta para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares em São Paulo.
“Ficamos muito felizes com os resultados alcançados em Brasília. Estamos garimpando cada vez mais atletas em idade escolar, principalmente nos municípios do interior. É caminho para formar atletas de alto rendimento no paradesporto. Mas o principal é qualidade de vida e inclusão social para as nossas crianças com deficiência. Isso é uma coisa que não tem preço”, afirmou o secretário.
Fase Nacional em São Paulo
Goiás conquistou o terceiro lugar geral nas Paralimpíadas Escolares e obteve o segundo lugar na bocha e o terceiro lugar na natação. O superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo, Mário Kanashiro, está otimista em relação à fase nacional em São Paulo.
“O crescimento que tivemos em relação à fase regional do ano passado é muito significativo, e isso nos alegra bastante. O resultado geral nos traz uma expectativa muito alta de que vamos chegar fortes na fase nacional, em São Paulo”, afirmou Kanashiro.
O evento proporcionou oportunidades para crianças e adolescentes com deficiência, como Giovanna Ricastro, que conquistou três medalhas de ouro no atletismo e destacou o impacto positivo do esporte em sua vida.
Agora, a equipe goiana se prepara para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que será disputada entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.
Leia mais: