Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que o desmatamento em Terras Indígenas (TI’s) é o menor desde 2018. A devastação teve redução de 42% entre agosto de 2023 e março de 2024, período de meses conhecido como “calendário do desmatamento”.

Fonte: Imazon

No gráfico acima podemos ver que em 2019 o Intuito registrou desmatamento de 89 km² e teve uma crescente nos anos seguintes. Mas a curva começa a abaixar a curva a partir de 2021 e chega ao menor patamar dos últimos seis anos, com os 73 km² registrados em 2024.

Então, o Imazon celebra a queda da devastação em vista do Dia dos Povos Indígenas, na próxima sexta-feira, 19 de abril. Mas a pesquisadora do Instituto, Larissa Amorim, afirmou que ainda faltam políticas eficazes para que esses povos sejam protegidos.

“Para que essa tendência de baixa no desmatamento continue e para que esses povos possam se manter protegidos, é necessário que o governo avance com os processos de demarcação e de desintrusão das terras indígenas invadidas”, disse.

Proteção do bioma

Larissa Amorim reforçou que proteger os territórios indígenas também é uma proteção ao Bioma Amazônia. A pesquisadora destacou que a demarcação deveria ser “prioridade”. As terras indígenas mais desmatadas estão em Roraima, Amazonas, Maranhão e Pará.

A pesquisadora apontou que a baixa consecutiva nos últimos anos parte da eficácia de políticas de combate ao desmatamento na Amazônia, mas destacou que ainda é necessário avançar no controle do desmatamento em toda a região.

Fonte: Imazon

“É necessário ainda acelerar a destinação de florestas públicas para a criação de novas áreas de conservação e proteção dos recursos naturais, e punir devidamente os desmatadores ilegais. Assim estaremos mais perto de alcançar o desafio da derrubada zero até 2030 e com isso reduzir o fenômeno e consequências das  mudanças climáticas”, argumentou Larissa.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: