O Vila Nova Futebol Clube completa neste dia 29 de julho de 2021, 78 anos de sua fundação. Em todo esse tempo, muitas conquistas, glórias e uma torcida apaixonada. As páginas da história colorada escritas por muitos jogadores e partidas marcantes. Mas qual o jogo mais inesquecível da história do Vila Nova? Os comentaristas da Sagres escolhem, sendo que um quase foi quase unanimidade.

>> Tigrão 78 anos: Imagens inéditas do novo Vila Nova Futebol Clube
>> 78 anos de Vila Nova, uma paixão que não se explica
>> Higo Magalhães analisa próximo jogo e, no aniversário do Vila Nova, destaca: “Faz parte da minha vida”

Evandro Gomes

“Vila Nova, 78 anos de existência, 78. A década de 70 foi marcante para o Vila, foi quando surgiu o tetracampeonato – 77, 78, 79 e já entrou em 80. Mas essa história tão bonita do time do Vila vai se apagando a medida que a equipe deixa de ganhar títulos. Fora do Campeonato Goiano, de uma conquista de 16 anos, a torcida sente um peso muito forte em relação à história do clube. Ela é impagável porque tem grandes feitos. Quanto ao jogo mais importante do Vila Nova, eu acredito que não há torcedor do Vila Nova que seja questionado que não vá apontar aqueles 5 a 3 diante do Goiás. Aquele foi o jogo dos jogos para a torcida colorada. Virar em cima de um rival depois de estar levando de 3? Ali se tornou um jogo inesquecível. Foi esse o jogo do Vila. Parabéns, Vila. Feliz aniversário, grandes conquistas, que é o que já não tem há algum tempo”.

Tim

“Parabéns Vila Nova, 78 anos de muita glória, de muita história, de muitas conquistas, de uma torcida fantástica, fenomenal e eu tive a honra e o prazer de vestir por muito tempo a camisa desse time glorioso, com certeza um dos maiores do Centro-Oeste, um dos maiores do país. E eu tenho prerrogativa, eu vou escolher dois jogos. Um que eu vi, e sem dúvida nenhuma, que eu vi e eu não pude participar porque eu estava lesionado, o jogo épico é o 5 a 3, sem dúvida nenhuma. O Vila perdendo de 3 a 0 para o seu grande rival, o Goiás, aí consegue reverter e mudar e fazer um placar histórico de 5 a 3, com gols belíssimos, gols inesquecíveis, principalmente o Leonardo Valença lá do meio-campo. Agora que eu participei e eu tenho muita saudade e lembro muito bem, é meu primeiro título. Campeonato Goiano de 95, Vila e Anápolis, Serra Dourada. A gente vence o jogo por 2 a 1 vai para a prorrogação e aí sim a gente vence por 1 a 0, gol do meu amigo Gilvan, de falta. Um gol lindíssimo, primeiro título da minha história e para mim isso é inesquecível. Vila Nova, parabéns, muito obrigada por tudo que fez por mim, eu tenho uma gratidão gigante por você, felicidade e muitos anos ainda de muito sucesso, principalmente”.

Cleber Ferreira

Primeiro, parabéns ao Vila Nova pelo aniversário. O Vila Nova é uma instituição extremamente importante para o estado de Goiás e o futebol goiano não seria o mesmo sem essa paixão vermelha. E o jogo inesquecível não poderia ser outro, o 5 a 3 do Vila Nova sobre o arquirrival Goiás. O Goiás vencia o jogo por 1 a 0, o Vila fez seu primeiro gol aos 11 minutos do 2º tempo com o Anderson cobrando pênalti, e a partir daí foi uma reação fantástica, extraordinária. E aí veio um gol atrás do outro, o jogo terminou 5 a 3 com dois gols do Anderson, um do Luizão, um do Leonardo Valença e um gol do Luciano. Do Leonardo Valença, um gol marcado do meio-campo, por cobertura no goleiro Adnan, que era grandão, mas estava adiantado, e foi eleito o mais bonito da história do estádio Serra Dourada. Então esse é o jogo inesquecível. O torcedor vilanovense não esquece daquele dia, e nós que trabalhamos naquele jogo, eu estava cobrindo o jogo pela TV Serra Dourada, também não, porque foi muito marcante. A torcida do Goiás já fazia a festa contra 3 a 0, parte da torcida do Vila Nova foi embora temendo uma goleada vitória acachapante, e o Vila numa reação extraordinária virou o jogo para 5 a 3. Só mesmo o Vila Nova para fazer uma proeza como esta”.

André Isac

Olha. eu destaco a decisão do Campeonato Goiano de 2001. O Vila Nova conquistou o título com uma superioridade que poucas vezes aconteceu na história, com 18 pontos de frente e na decisão, venceu o Goiás por 3 a 1. No Goiás tinha Silvio Criciúma, Marquinhos, tinha Josué, tinha Araújo, tinha Fernandão, tinha Dill. O Vila Nova venceu por 3 a 1, gols do Rogério Correa, do Serginho e do Túlio, que terminou como artilheiro do Campeonato. Portanto. Vila Nova 3, Goiás 1, decisão de 20 anos atrás”.

José Carlos Lopes

Vila Nova Futebol Clube, o Tigrão, 78 anos de existência, de muitas glórias, muitas conquistas, uma torcida apaixonada, fiel. Parabéns por essa grande data, por essa celebração dos 78 anos de existência. E eu tenho muitos jogos marcantes com o Vila Nova, a decisão em 89 entre Goiás e Vila Nova, três jogos bem disputados, a de 93, a de 94, mas a de 1999, o Vila perdendo por 3 a 0, vira para 5 a 3 foi o jogo realmente espetacular, marcante. Parabéns, Vila Nova, esse jogo marcou muito, Vila 5, Goiás 3. Parabéns, Vila Nova, por essa data tão especial”.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.