No Soul desta quarta-feira (22), Lívia Baylão recebe o especialista em medicina chinesa, Ismael Pinheiro. O programa lança um olhar sobre a conexão biopsicossocial e espiritual do ser humano e, nesta edição, o tema acompanha uma publicação do convidado intitulada “O paracérebro: novos horizontes para medicina”. 

Ismael Pinheiro explica que paracérebro vem do prefixo para, que significa “além de” e, portanto, seria um cérebro além do cérebro físico, o órgão que conhecemos. A ideia existe há mais de cinco mil anos dentro da medicina chinesa.

“Ela descrevia que possuímos um cérebro energético que coincide com algumas condições do cérebro físico, mas ele difere em termos de coordenar alguns tipos de sistemas e está muito relacionado, por exemplo, ao sistema de memória e ao sistema emocional que a gente conhece hoje pela psiquiatria e dentro da psicologia”, diz Ismael.

Soul

No programa desta noite, o especialista em medicina chinesa explica as duas linhas de estudo do tema e que ele descreve em seu livro. A primeira é a respeito sobre a morada da memória e a segunda é sobre experiências de quase morte. 

As linhas versam sobre a perda da memória, por exemplo, em caso de acidente e como ela retorna lentamente com o tempo;  e também como as pessoas chegam próximo à morte, pela morte cerebral, e retornam da condição traumática relatando a percepção do processo de reanimação e do ambiente.

“Do ponto de vista neurológico e fisiológico isso é incompatível com os modelos que a gente conhece do cérebro. Então, provavelmente, há a hipótese que o paracérebro sentia essa consciência mesmo estando longe do cérebro físico, independente dele”, explica.

Assista a entrevista completa com Ismael Pinheiro no Soul desta quarta-feira (22), às 20 horas, pelo canal da Sagres TV 26.1. Bem como na Rádio 730 AM ou pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. Não perca!

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Confira edições anteriores