Na última segunda-feira (18), a empresa aérea GOL lançou sua nova aeronave temática, a #MeuVooCompensa, marcando a substituição da tradicional cor laranja da companhia pelo verde. Essa escolha de cor está alinhada com os anúncios feitos no mesmo dia em um evento realizado no Aerotech, localizado em Confins (CNF), onde se encontra o hangar e o Centro de Manutenção da empresa, sobre suas iniciativas ambientais e sustentabilidade.

O nome da aeronave deriva da campanha #MeuVooCompensa, que foi lançada em junho de 2021 como resultado de uma colaboração entre a GOL e a empresa de tecnologia ambiental Moss. Essa iniciativa oferece aos passageiros a oportunidade de voluntariamente compensar a pegada de carbono gerada por suas viagens. A campanha já compensou voluntariamente 15,4 mil toneladas de CO2, principalmente em rotas de carbono neutro da GOL, como Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito, além de ações de compensação pontuais.

“Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano, ou a 2.217.562 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol FIFA de natureza nativa”, explicou o Chief Operating Officer (COO) da GOL, André Cruz.

Incentivo

A recém-lançada aeronave incorpora elementos visuais e informações destinadas a motivar os clientes a continuar compensando as emissões de CO2 correspondentes à sua pegada individual em cada viagem. Além disso, apresenta ilustrações que destacam o compromisso em relação à reciclagem de resíduos descartados a bordo de todos os seus voos, visando reciclar uma quantidade de mais de mil toneladas de material anualmente.

Para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio descartada a bordo, a Companhia se compromete a reciclar outras duas embalagens, superando os 22% de reciclagem exigidos pela legislação brasileira. Para realizar essa operação, a GOL estabeleceu uma parceria estratégica com a eureciclo, uma empresa dedicada ao impacto socioambiental e à implementação de logística reversa.

Juntos, com o apoio das empresas e da sociedade, buscam aumentar significativamente as taxas de reciclagem e promover a valorização e a profissionalização dos envolvidos em toda a cadeia de reciclagem.

Novo avião

A GOL apresenta sua mais recente adição à frota de aeronaves, o Boeing 737 – MAX 8, como um modelo altamente sustentável. Esta aeronave faz parte programa de renovação da frota da companhia, destacando-se por seu consumo de combustível 15% mais eficiente, emissão de 16% menos CO2 e níveis de ruído reduzidos em até 40%.

Diferentemente da adesivagem tradicional, a pintura externa demonstra ser mais sustentável, leve e durável. Esta camada de tinta confere ao MAX verde uma longevidade média de 10 anos, permitindo que, ao longo desse período, a aeronave possa realizar viagens para a maioria das bases nacionais e internacionais da GOL. Isso ocorre graças à sua configuração adequada para voos internacionais.

A GOL já incorporou 39 aeronaves Boeing 737 MAX 8 em sua frota no Brasil, todas operando regularmente. Há previsões de aumentar esse número para 75 unidades, o que representará a metade de sua frota total, até o final de 2025. Desde 2019, a GOL já acumulou mais de 240.000 horas de voo com essas aeronaves MAX, resultando em economia de 115,2 milhões de litros de combustível de aviação e uma redução de 364,032 mil toneladas nas emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

Compensação de carbono

Após a compra da passagem aérea, os passageiros recebem um convite por e-mail para contribuir para a neutralização do CO2. Além disso, eles podem visitar o site da GOL a qualquer momento, acessar a seção “Sustentabilidade” e usar a calculadora desenvolvida pela GOL+Moss para determinar a quantidade de carbono emitida por seus voos em toneladas (tCO2e) e o custo de sua neutralização em reais.

Os propósitos da companhia para o líquido zero de carbono até 2050 são em quatro pilares:

  • 15% da redução do CO2 virá com a utilização de aeronaves tecnologicamente mais avançadas que propiciam menor consumo e emissão de CO² – caso do Boeing 737 MAX, que já representa hoje cerca de 30% da frota da GOL;
  • 3% da neutralização será alcançado por meio de melhorias operacionais contínuas, como otimização do espaço aéreo e das operações em solo;
  • 18% da compensação deve acontecer com medidas baseadas no mercado, como a compensação voluntária de carbono pelos clientes;
  • 64% da redução das emissões estão relacionados ao uso de combustível sustentável SAF (Sustainable Aviation Fuel).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

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