O Conexão Sagres desta semana traz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro.

Meio Ambiente

Uma ação realizada no último fim de semana pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), seccional Goiás, retirou cerca de duas toneladas de lixo flutuante do Rio Meia Ponte. Ela ocorreu no ponto chamado ilha do lixo, local de acúmulo natural que fica na divisa dos municípios de Bela Vista de Goiás e Hidrolândia.

De acordo com o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-GO), Jubrair Gomes, primeiramente foi feita uma expedição em junho, saindo de Inhumas até o encontro do Rio Paranaíba.

“Nessa expedição, encontramos essa ilha do lixo. Nós montamos duas ecobarreiras em Goiânia, uma na entrada e outra na saída, e depois vimos a importância de fazer algo para retirar esse resíduo que estava no rio. Juntamos umas força tarefa, com algumas cooperativas também, a Prefeitura de Bela Vista, e junto com os escoteiros, bombeiros mirins fizemos essa ação sábado para retirar o lixo”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra:

Eleições 2022

Os candidatos ao governo de Goiás das Eleições 2022 foram sabatinados pelo Sindicato dos Funcionários do Fisco de Goiás (Sindifisco-GO). O evento “Conversa com o Candidato” visa promover uma interação entre os candidatos com auditores fiscais filiados ao sindicato.

Em entrevista à Sagres, o diretor-presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, afirmou que além da interação, estão sendo analisadas propostas que visam melhorar a questão fiscal no estado.

“Essa redução de alíquotas dificilmente será mantida, ao nosso entender é de fato uma medida eleitoreira, que fere o pacto federativo, a autonomia dos estados. Nós já estamos com o resultado negativo na arrecadação, tanto de combustíveis com quase 15% em julho, quanto de energia elétrica, com cerca de 5%”, disse o presidente.

Acompanhe a entrevista completa:

Transporte público

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou em agosto a vistoria do transporte público escolar em todo o Estado. De acordo com o coordenador de fiscalização, sargento Reginaldo Moreira, essa fiscalização ocorre duas vezes por ano e tem como objetivo promover mais segurança aos usuários do transporte.

“Essa fiscalização ocorre semestralmente, em parceria com o Ministério Público (MPGO), e visa visitar as equipes em todos os municípios goianos onde têm a frota do transporte escolar público. São quatro equipes semanais. Neste momento, as equipes estão na região de Cocalzinho de Goiás e Mineiros.

A vistoria iniciou no dia 22 de agosto. A previsão é de que sejam fiscalizados 4,5 mil veículos. “Vamos coibir situações em que são usados veículos sem condições de trafegar para evitar acidentes e dar mais segurança”, reforçou o sargento.

Confira a entrevista na íntegra:

Jogos da Juventude

Após dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, os Jogos da Juventude voltam a ser realizados em 2022. Esta edição terá como sede a cidade de Aracajú, em Sergipe, entre os dias 2 e 17 de setembro, e a delegação de estudantes do Estado de Goiás vão marcar presença na competição nacional.

Dessa forma, o Time-Goiás encerrou a preparação para os Jogos da Juventude na última quarta-feira (31/8), no Colégio Estadual Lyceu, que além de treinamentos, teve momentos de integração social com atletas e comissão por meio de palestras sobre Psicologia do Esporte, Direito Esportivo, Educação Nutricional e palestra Motivacional e Socioemocional. A equipe viajou nesta quinta-feira.

A repórter do Sistema Sagres, Nathália Freitas esteve presente no Lyceu na manhã desta quarta-feira e conversou com a Karla Medeiros, gerente de desporto da Secretaria de Educação de Goiás, e a entrevistada comentou sobre a importância das ações para os jovens:

“A gente percebe o quanto eles precisam desse acompanhamento. O interessante é que nas palestras nós tivemos depoimentos dos alunos e até mesmo do palestrante falando que chegou no final e arrepiaram com alguns depoimentos, com algumas conversas e esclarecimentos que os próprios alunos trouxeram para ele. É um aprendizado mútuo tanto do palestrante quanto desses atletas que estão indo para Aracajú”, comentou.