Na atualidade, o universo dos games vai além do entretenimento e competições dos chamados e-Sports eletrônicos. Com a intersecção entre novas tecnologias e mundo do trabalho, os games também aparecem como fomentadores de novas profissões.
Nesse sentido, as novas possibilidades do cenário foi o tema central de um dos episódios do Conexão Sagres. Nesta quarta-feira (14), a jornalista de games Ananda Leonel recebeu no estúdio os convidados Thaiza Montine, professora e apresentadora do Sexta da Ciência e Rodrigo Selback, apresentador e redator de Games e Profissões na Ubisoft.
Conexão Sagres
Nessa edição, que vai ao ar na Sagres TV 26.1, a partir das 18:00, e também disponível no Youtube Sagres TV, os convidados refletem sobre as mudanças no relacionamento com a tecnologia e no impacto social e econômico dos jogos eletrônicos.
Ademais, o programa debate sobre os novos espaços criados no mercado, que nos últimos anos, passa a contemplar uma gama maior de possibilidades.
Assista ao programa na íntegra:
“Conforme a internet vai evoluindo no Brasil, se começou a criar uma nova história pro gamer brasileiro de profissão. Assim se cria uma nova tradição de games onde as pessoas possuem outras possibilidades de trabalhar com eles sem ter que ser programador”, analisa Rodrigo Selback.
Nesse sentido, Selback explica que para a inserção no “mundo dos jogos”, as profissões tiveram que passar por adaptações.
“Dentro da sala de aula, eu ainda sinto um preconceito muito grande”, relata a professora Thaiza Montine. Segundo ela, em sua sala de aula já utilizou instrumentos como jogos de tabuleiro, cartas e mais recentemente, videogames.
De acordo com os especialistas, muitos pais não acompanharam a evolução da produção dos games e, por isso, não enxergam as possibilidades de ensino e aprendizagem presentes no mercado contemporâneo.
“Você não precisa mais abdicar de uma profissão que você sonhou ter para poder trabalhar com games”, define Rodrigo Selback.
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