Palmas projeta status de Capital mais alfabetizada do Brasil  

Com um desempenho exemplar nas últimas avaliações do Índice de Educação Básica (Ideb) e esforços para expandir o letramento da população, a cidade de Palmas, no Tocantins, projeta status de Capital mais alfabetizada do Brasil. A projeção é da gestão municipal e está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado nesta última segunda-feira, 12, em Brasília (DF), pelo Governo Federal.   

Na última avaliação do Ideb, Palmas conquistou o 1º lugar entre as capitais nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o 2º nos anos iniciais (1° ao 5° ano). A nota do município no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em Língua Portuguesa em 2021, séries iniciais – 1º ao 5º ano – foi 213,03, melhor nota entre as capitais. 

“Oferecer um ensino de qualidade é o nosso desafio diário, especialmente quando se trata em qualificá-lo. Palmas vem apostando em uma estratégia ampla que soma investimento, dedicação, criatividade e um planejamento bem estruturado”, explicou a Secretária de Educação de Palmas, Fátima Sena.  

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Estratégia 

Palmas constrói currículos colaborativos em prol da alfabetização – Foto: Divulgação Prefeitura de Palmas

Através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada o Governo Federal irá destinar R$ 800 milhões para implementar novos projetos que tenham o foco na garantia do direito à alfabetização e a cidade de Palmas estará entre os municípios contemplados.  

Desde 2021 a Capital constrói, de forma colaborativa, currículos específicos para a alfabetização e letramento dos dois primeiros anos do Ensino Fundamenta, iniciativa que tem sido destaque em rede nacional pela produção minuciosa de conteúdos. A previsão é que até o final de 2023 os novos documentos já sejam implementados em toda a rede de ensino.  

A pedagoga da rede e mestre em Linguística Fátima Borges, que coordena a equipe de professores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) explica o teor deste novo currículo.  

“A rede vem trabalhando na perspectiva de uma política colaborativa, de forma que os professores se empoderem do conhecimento e com aperfeiçoamento profissional eles consigam absorver as habilidades dos alunos e desenvolvê-las para assim alfabetizá-los. Agora no primeiro bimestre, no nosso primeiro monitoramento, observamos que já temos 27% das nossas crianças alfabetizadas dentro das fases corretas e 25% já estão num nível avançado”, detalha a especialista.  

A elaboração desse novo currículo conta com a contribuição de professores alfabetizadores e supervisores das unidades educacionais da rede de ensino, bem como com interlocutores de universidades federais. Além disso, a rede conta com o monitoramento bimestral, por diagnóstico dos níveis da escrita das crianças na alfabetização, em parceria com o Sistema de Avaliação da Educação de Palmas (Saep). 

Impactos da pandemia

Com base na pesquisa Alfabetiza Brasil, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), o Governo Federal identificou que mais da metade (56,4%) dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados no Brasil em 2021. Esse foi um dos fatores que levaram a União a pactuar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.  

Apesar dos esforços e do bom desempenho da cidade de Palmas no que se refere à educação a pandemia gerou impactos negativos, conforme reconhece a prefeita, Cinthia Ribeiro.  

“Mas, apesar desse desempenho e toda a assistência dada no período da pandemia, é fato que tivemos impactos negativos na educação na nossa Capital e com esse programa do governo federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada iremos fazer um esforço extra para identificar quais crianças e adolescentes que precisam de mais atenção em relação a alfabetização”, reforçou.  

Os recursos destinados pelo programa deverão ser investidos na formação de professores, apoio a material complementar, infraestrutura e uma frente de monitoramento e apoio às ações de alfabetização. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada terá duas frentes de atuação: garantir a alfabetização nos 1º e 2º anos do ensino fundamental; e apoio aos alunos do 3º ao 5º anos, que ainda não estão completamente alfabetizados.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade.