Em julho, acontece a 4° edição do evento esportivo Taça das Favelas, conhecido como um instrumento de protagonismo e inclusão social para jovens de comunidades periféricas. O evento é considerado como o maior campeonato de futebol entre comunidades do mundo.
No episódio desta quarta-feira (28), os jornalistas Charlie Pereira e Wendell Pasquetto recebem o presidente da CUFA Goiás, Breno Cardoso. O convidado traz as perspectivas para o campeonato e destaca a relevância social da competição que neste ano, introduz a categoria masculina da Série B.
Conexão Sagres
A entrevista na íntegra vai ao ar no canal 26.1 da Sagres TV, a partir das 18:00, além disso, no canal do Youtube Sagres TV. Além disso, durante a entrevista, Cardoso destaca que o evento esportivo é uma oportunidade de conceder visibilidade para os jovens da periferia.
“Muitas vezes, as populações sofrem discriminações e preconceitos. Muitas pessoas das comunidades são invisíveis aos olhos da comunidade como um todo”, ressalta o presidente da CUFA Goiás.
Assista ao programa na íntegra:
“Esse lugar não é um lugar de carência, mas um lugar de potência. Lá existem talentos, ideias inovadoras e um mundo criativo existente nas favelas do país”, destaca Breno.
A Taça das Favelas terá a sua 11° edição nacional e em Goiás, a 4° edição promete reunir talentos masculinos e femininos.
“O futebol é um instrumento universal, ainda mais no Brasil, de mobilização e transformação. A educação ainda está muito longe de chegar onde deveria chegar, a possibilidade de uma pessoa da favela conseguir uma ascenção social ainda é muito pequena”, complementou.
Dessa forma, o esporte aparece como uma das ferramentas que possibilita ascenção social para populações mais vulneráveis.
“A gente procura transformar a Taça das Favelas em uma Copa do Mundo. O nosso papel é buscar fazer uma interlocução entre a favela e os demais meios da sociedade”, explica.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 8 – Trabalho decente e Crescimento econômico e ODS 10 – Redução das Desigualdades