Agosto é o mês da advocacia. O Estado de Goiás tem 47 mil 934 advogados, de acordo com dados do Conselho Federal da OAB. O programa Conexão Sagres desta sexta-feira (11) tem como destaque a saúde mental dos advogados e de outras carreiras jurídicas.
A convidada desta edição é a psicóloga, advogada e diretora jurídica do sistema Demà Sagres, Lívia Baylão. Ela bate um papo com o jornalista Samuel Straioto e destaca como profissionais da área do Direito podem lidar com emoções.
Lívia Baylão desenvolveu um conceito chamado “JusPsi”, em que há uma relação entre o lado emocional e racional do profissional. Lidar com prazos, pressões e situações delicadas de terceiros são desafios do operador do Direito.
Em 2018, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional publicou o Provimento 186, que criou o Plano Nacional de Prevenção das Doenças Ocupacionais e de Saúde Mental da Advocacia.
Curiosidade
Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é celebrada a criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, ocorrida em 1827. As primeiras academias constituídas foram a do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a de Olinda, em Pernambuco.
Neste dia de festa para a comunidade jurídica acontece o Dia do Pendura, uma tradição do início do século XX.
Nesta época, os comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. Essa era uma forma de atrair mais fregueses, pois, naquela época, os estudantes eram quase todos de famílias ricas.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 03 – Saúde e Bem-Estar.