A oitava edição da Feira Agrocológica Interinstitucional aconteceu na última quarta-feira (09), na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nesse ano, o evento inovou ao marcar presença em modalidade presencial e online. Além disso, a realização conta com apoio de outras instituições, como o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goias (IFG).

Alimentação

A promoção de escolhas alimentares mais saudáveis aparece no cerne do propósito do evento. Assim, a feira reune colaboradores da instiuição, além de agricultores familiares e o público que procura por alternativas para compor a alimentação.

É também um espaço de troca de saberes, onde as pessoas têm a oportunidade de se conectarem com a agricultura familiar e os alimentos que vêm diretamente da roça, saudáveis e isentos de agrotóxicos”, destacou a colaboradora Raíssa Picasso.

Fontes alternativas para compras aparecem como boas iniciativas, visto que segundo a Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA), vinculado ao Ministério da Agricultura, apenas em 2022 houve a liberação de novos 652 agrotóxicos.

Assim, a Feira Ecológica que acontece nos corredores da universidade também atua na promoção de eixos como segurança alimentar e práticas ecológicas.

Agricultura familiar

“A nossa contribuição é uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e fresquinha para entregar pros nossos consumidores”, garantiu Elcimeire Pereira, agricultora familiar presente na oitava edição da feira.

Os agricultores que desejam expor seus produtos na feira passam por chamada pública. Nesse sentido, o modo de seleção visa garantir a qualidade dos produtos oferecidos e organiza o momento em que os agricultores estabelecem novas conexões com o público.

*Com informações de UFG

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Leia mais: