As vagas são oferecidas para meninas e mulheres que desejam ingressar em cursos ligados à ciência e tecnologia. Os cursos estão integrados ao Programa Goianas na Ciência e Inovação. Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de agosto.
Segundo o Mapa do Ensino Superior, mulheres representam apenas 16,5% das vagas dos cursos de TI (Tecnologia da Informação). Nesse sentido, a iniciativa atua no incentivo à participação feminina em postos de trabalho no setor.
Inscrições
O Programa Goianas na Ciência e Inovação atua no oferecimento de oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, interessadas podem se candidatar por meio da página oficial ou de forma presencial, na sede da Sukatech.
As vagas são para cursos como:
- Informática básica
- Montagem
- Manutenção de computadores
- Robótica
“São poucas as mulheres em cursos de ciências e tecnologia, e queremos mudar este cenário. Não criaremos um estado inovador sem a presença das mulheres nessas áreas, por isso a relevância da iniciativa do governo estadual”, afirma representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto.
Goiás
Segundo dados da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 406 matrículas ativas na graduação em Ciências da Computação na Universidade, 86,7% são de estudantes do gênero masculino e somente 13,3% são mulheres.
A diferença expressiva também acontece em outros cursos de graduação. No curso de Sistemas de Informação, mulheres representam 11,3% das vagas. Enquanto que nos cursos de Engenharia de Software (13,5%) e Inteligência Artificial (17,1%).
Em relação aos cursos oferecidos pelo Programa Goianas na Ciência e Inovação, alunas contarão com aulas presenciais, em sede na unidade da Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 5 – Igualdade de Gênero.