O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 24 e 28 de agosto.
- Brasil se aproxima de 120 mil mortes por Covid-19
- Goiás leva apenas 20 dias para subir de 2 mil para 3 mil mortes por Covid-19
- Goiânia tem 33.330 casos de coronavírus, com 30.400 recuperados
- No cenário político: Governo deve estender auxílio até dezembro com valor de R$ 300
- Presidente Bolsonaro não vai apoiar candidatos às eleições municipais no primeiro turno
- Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana
Covid-19
Goiás
O boletim da Secretaria da Saúde mostra que foram 988 óbitos no período entre os dias 6 e 26 de agosto. No mesmo período do mês de julho, foram 700 mortes pela doença. A situação chocou até especialistas. Em entrevista à Sagres 730, a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, lamentou os números alcançados nos últimos dias.
“É um número muito triste. Eu tenho 20 anos de trabalho em doenças epidemiológicas e nunca pensei em viver uma situação como essa. Para se ter uma ideia, a dengue, em mais de 20 anos, não levou a morte metade dessa quantidade de pessoas que a Covid matou em 5 meses.”
Já o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde aponta que Goiás quebrou a barreira das 3 mil mortes provocadas pela Covid-19. São 3.003 óbitos e 129.286 casos confirmados, 1.517 a mais que no dia anterior.
A primeira morte pela doença do novo coronavírus em solo goiano foi registrada em 26 de março, uma mulher de 66 anos, que morava em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Três meses e 18 dias depois, o estado registrava a marca de 1.051 mortes, com 65 novos óbitos em relação ao dia anterior. Goiás quebrava a barreira das mil vidas perdidas para a pandemia.
Vinte e dois dias depois, no dia 8 de agosto, o estado somava 2.008 mortes pela Covid-19. Para ultrapassar a triste marca de 3 mil óbitos, foram somente 20 dias até esta sexta-feira (28).
Ainda segundo o boletim da secretaria estadual, a taxa de letalidade se manteve em relação. São 118.904 pessoas recuperadas da doença do novo coronavírus, 1.565 a mais que no dia anterior. No estado, há 196.755 casos suspeitos em investigação, e outros 97.242 j á foram descartados. São 228 óbitos sendo investigados e 1.182 desconsideradas desde o início da pandemia.
Goiânia
Goiânia passou de 33 mil casos de coronavírus com mais 348 novos casos inseridos na plataforma de contagem nas últimas 24 horas. Nesta sexta-feira o total de confirmações da doença é de 33.342. Destes, 17.591 são mulheres e 15.751, são homens. Do total, 30.484 já estão recuperados e 1.733 estão sendo monitorados por equipes de saúde depois de testarem positivo para a doença.
Desse total, a maior parte dos infectados tem idades entre 20 e 39 anos. Até agora, 14.230 pessoas com esta faixa etária contraíram a doença. Depois aparecem as pessoas com idades entre 40 e 59 anos, com 11.740 registros de contaminação. Idosos com mais de 60 anos aparecem logo depois, com 5.330 casos da doença. Por último, pessoas com menos de 19 anos registraram 2.042 casos até agora. Considerando apenas as mortes, Goiânia tem 886 confirmações até agora.
Aparecida de Goiânia
A Secretaria de Saúde de Aparecida informa que foram realizados 3.792 testes com resultados liberados pelo laboratório e confirmados 407 novos casos em Aparecida. No momento, Aparecida possui 920 casos ativos. De 21.906 casos confirmados, 20.652 estão recuperados e 330 vieram a óbito por Covid-19, sendo 8 registrados nas últimas 24 horas.
Política
Eleições 2020
O atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende, anunciou que não será candidato à reeleição este ano e que vai encerrar a carreira política. O cientista político Pedro Célio, analisou o cenário em entrevista à Sagres.
Pedro Célio acredita que desta vez o político não deve mudar de opinião. “Sempre fica essa fagulha no ar com a possibilidade de que ele mude de decisão. Mas eu tenho a impressão de que o tom que ele utilizou ontem em relação a não se candidatar me parece verdadeiro desta vez”, afirmou o cientista político.
Já o presidente do diretório estadual do MDB, Daniel Vilela, disse à Sagres que foi um impacto para o partido o prefeito Iris Rezende anunciar que não vai ser candidato à reeleição. Segundo Vilela, o partido esperava que ele fosse candidato e agora vai analisar para encontrar um caminho alternativo, caso seja efetiva a decisão de Iris Rezende.
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro informou em suas redes sociais que não participará das campanhas de 1º turno nessas eleições municipais deste ano. Ele afirmou que tem muito trabalho na presidência e, tal atividade, tomaria tempo dele em um momento de pandemia e retomada da economia.
Para o 2º turno, o presidente deixou em aberto uma possível participação, e não tocou no assunto. Bolsonaro informou ainda que continua tentando a viabilização do Aliança Brasil e desejou boa sorte a todos os candidatos.
Pensando nas eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro salientou que tem conversado com outros três partidos para o caso de o Aliança Pelo Brasil não se concretizar a tempo. Segundo o presidente, neste caso, há condições para filiação tanto pelo partido quanto por ele. Uma eventual filiação poderia acontecer em 2021.
População
De 2019 para 2020 Goiás ganhou mais 100 mil moradores, ultrapassando assim os 7 milhões e 100 habitantes. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. E o Diário Oficial da União publica, nesta quinta-feira (27), portaria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga as estimativas da população para estados e municípios, com data de 1º de julho de 2020.
As estimativas mostram que o Brasil já tem uma população de 211.755.692 de pessoas. Em 2019, a população estimada era de 210.147.125 pessoas. De acordo com a projeção, o Brasil ganhou mais 1,6 milhão de habitantes em relação ao ano passado.
Os estados mais populosos são: São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666) e Rio de Janeiro (17.366.189). O Distrito Federal já conta com uma população de 3.055.149 habitantes. Roraima é o estado com a menor estimativa populacional (631.181).
Reforma Tributária
O líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros, disse em entrevista à Sagres 730 que há uma reestruturação para votar a reforma tributária e nela incluir ajuste fiscal dos Estados e municípios, e na reforma administrativa conter o crescimento de despesas futuras. Segundo o líder, o objetivo é encontrar equilíbrio fiscal e a contenção das despesas.
“Estamos agora reestruturando, através de um entendimento, para votarmos a reforma tributária e nela incluirmos soluções para o equilíbrio fiscal de Estados e municípios e também através da reforma administrativa para nós contermos o crescimento da despesa a futuro”, afirmou.
Ricardo Barros ressaltou que o governo federal encaminhou ajuda financeira a Estados e municípios durante a pandemia da covid-19, para que pudessem manter o pagamento da folha e suas despesas. E que agora é necessário que cada Estado cumpra o “dever de casa” para que sejam incluídos no regime de recuperação fiscal.
Sagres em Tom Maior
Dia Nacional do Voluntariado
O Dia Nacional do Voluntariado foi comemorado nesta sexta-feira. O objetivo do dia comemorativo é reconhecer o trabalho de pessoas que doam seu tempo, trabalho e talento, de forma voluntária. Segundo dados de uma pesquisa sobre o voluntariado, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018, os voluntários dedicam cerca de seis horas e meia por semana à atividade.
O estudo também apontou que a maioria dos voluntários são mulheres de 50 anos de idade ou mais e têm ensino superior completo. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 79,9% dos trabalhos voluntários são realizados por instituições como congregações religiosas, sindicatos, escolas, hospitais ou asilos.
A diretora de Ações Sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Jeane de Cássia Abdala, explicou o que motiva as pessoas a seguirem o voluntariado. “A essência da solidariedade, do amor ao próximo e da preocupação com o bem comum é o que move os voluntários”, explicou.
Bolsa de estudos
A Digital House, uma das principais escolas com foco no desenvolvimento de habilidades digitais da América Latina, apresenta o programa #protagonistas, que concederá 100 bolsas de estudos de marketing digital exclusivamente para pessoas negras, pardas e indígenas de território nacional, com aulas em formato totalmente digital.
“Nosso objetivo é permitir que pessoas que queiram entrar no mercado digital, que queiram ser programadores, trabalhar com marketing digital, ciências de dados, todas essas modernas profissões que estão surgindo, a gente trabalha até que essas pessoas possam aprender dentro de um curso através de profissionais de mercado”, afirma o diretor da Digital House e voluntário como mentor de jovens em ONGs e escolas públicas, Juliano Pereira.