O Conexão Sagres desta semana traz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 7 e 11 de novembro.
- COP27 aborda formas de diminuir emissões de gases de efeito estufa
- Novembro Negro: UFG promove ações de valorização da cultura afro-brasileira
- Novembro Azul: Campanha aborda saúde do homem como um todo e não apenas câncer de próstata
COP 27
A 27ª edição da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, começou no Egito com a participação de representantes de mais de 150 países, entre eles o Brasil. O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para a ação climática global.
Para falar sobre esse assunto, o Sagres Em Tom Maior desta segunda-feira (7) recebeu o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, o gerente de economia da biodiversidade da Fundação Grupo Boticário e mestre em ciências florestais, André Ferretti, além do jornalista do Sistema Sagres, Rubens Salomão.
Confira entrevista:
Novembro Negro
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza neste mês a campanha Novembro Negro, que promove ações de valorização da cultura afro-brasileira. Em entrevista à Sagres, o diretor de ações afirmativas da universidade, Pedro Rodrigues Cruz, contou que a ideia surgiu para que as atividades não ficassem concentradas apenas no Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
“Então nós propusemos a criação de um calendário conjunto. E fizemos uma parceria muito estreita com a pró-reitoria de Extensão e Cultura para que nós pudéssemos fazer uma discussão mais ampla, abrangendo a questão do racismo e as políticas públicas criadas como medidas para amenizar o impacto desse preconceito na população”, disse.
Assista à entrevista completa:
Novembro Azul
O Novembro Azul se popularizou como um mês de conscientização sobre o câncer de próstata, que afeta milhares de homens anualmente. Porém, neste ano, a gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ticiane Peixoto, afirmou que a campanha visa ampliar o conceito, abordando a saúde do homem como um todo.
“Hoje, a proposta da SES-GO é buscar o homem no domicílio ou no trabalho e levá-lo para uma unidade de saúde e fazer tudo que é preciso, seja prevenção do câncer de próstata, se tiver na idade de começar a fazer os exames, até averiguar sobre outras doenças também, como as cardiovasculares”, disse.
Assista à entrevista completa: