O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 28 de março e 2 de abril.

  • 3.069 vidas perdidas: Março foi o mês com mais registro de mortes na pandemia;
  • Vacina para gripe pode ajudar contra a Covid, mas apenas de maneira temporária, segundo infectologista;
  • Rogério Cruz justifica trocas no secretariado para se fortalecer: “É a base do executivo”;
  • Goiás recebe mais 266 mil doses de vacina contra a Covid;
  • Tecnologia mantém jovens conectados à aprendizagem e ao mercado de trabalho na pandemia;
  • Goinfra prepara obras de construção de 54 pontes em 13 municípios de Goiás;
  • Secretário de Governo da Prefeitura ganha atribuições de ‘supersecretário’;
  • Consulta sobre auxílio emergencial pode ser feita a partir de hoje.

Pandemia em março

3.069. Esse foi o número de mortes registradas em Goiás no mês de março. São 3.069 filhos, pais, mães, avós, parentes, amigos que perderam suas vidas para a Covid-19. É o mês mais letal desde o início da pandemia, com o recorde de mortes em 24 horas: 267 óbitos computados no dia 10. Hoje, o estado tem 11.712 óbitos confirmados desde o início da pandemia.

Vacina para gripe e a Covid

Uma pesquisa conduzida em Michigan, nos Estados Unidos, identificou que a vacina contra a Influenza, vírus da gripe, pode proteger também contra o coronavírus, mesmo que temporariamente. O médico infectologista Marcelo Daher afirmou, em entrevista à Sagres, que isso pode ser considerado normal, pois a vacina estimula a produção de muitos anticorpos no nosso sistema.

Trocas no secretariado

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), realizou, nos últimos 15 dias, trocas nas secretarias de Governo, Administração, Comunicação e Educação, oferecendo mais espaço na administração para o Republicanos. Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (31), Rogério afirmou que sempre disse que as trocas ocorreriam em momento oportuno.

Mais vacinas

O Estado de Goiás recebeu, na madrugada desta sexta-feira (2), uma nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19. São 266.800 doses, sendo 241.800 da CoronaVac e 25.000 da AstraZeneca. Conforme orientação do Ministério da Saúde todo o quantitativo será utilizado para aplicação da segunda dose, considerando que os últimos lotes foram usados, sem que a reserva fosse feita.

Aprendizado na pandemia

Há exatamente um ano as aulas presenciais do programa Jovem Aprendiz eram suspensas em todo o país. Nos últimos 12 meses, a pandemia de Covid-19 tem mantido longe das salas de aula jovens e professores. Mas o processo de aprendizagem, como sempre em sua história de décadas, evoluiu e encontrou um caminho: a criatividade e a tecnologia.

Infraestrutura

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) oficializou termo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no valor de 21 milhões e 800 mil reais para a execução de 54 pontes no Estado. O presidente da Goinfra, em entrevista para a Sagres 730, detalhou quais são os próximos passos da Agência com o fim do período chuvoso.

‘Supersecretário’

O prefeito Rogério Cruz baixou decreto nesta terça-feira (30) criando o Programa de Governança e Organização do Desenvolvimento Integrado do Município de Goiânia (Progovi), com poderes para tocar todos os projetos estruturantes do município até o final de 2024 e entregou sua coordenação ao secretário de Governo, Arthur Bernardes de Miranda, nomeado para a função em 16 de março, em substituição ao ex-vereador Andrey Azeredo.

Auxílio

Trabalhadores poderão saber se foram incluídos no auxílio emergencial 2021 a partir desta sexta-feira (2). Inicialmente prometida para ontem (1º), a consulta teve de ser adiada “em função da necessidade de alinhamento dos canais de atendimento dos três órgãos diretamente envolvidos no programa – o Ministério da Cidadania, a Dataprev e a Caixa”, explicou a Dataprev, em nota.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.