- O presidente da CMTC, Benjamin Kennedy, detalhou à Sagres 730 sobre a crise do transporte público em Goiânia e na região metropolitana.
- E também a presidente da Associação de Docentes da UEG, Juliana Vasconcelos, fala sobre decisão do governador Ronaldo Caiado, de adiar eleições da Universidade Estadual de Goiás.
- Ronaldo Caiado afirma que cerca de 21 milhões de doses de vacinas chegarão ao Brasil no início de 2021
- Plataforma que converte vídeo em texto está entre 50 premiados de desafio Criativos da Escola
- E ainda, consultor avalia que segunda onda pode ser quase fatal para empresários
Covid-19

Goiás registrou 52 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. Com as atualizações ontem, o número de casos chegou a 304.217. Há ainda 256.847 casos suspeitos em todo o estado. Nas últimas 24 horas não foi registrado nenhum óbito em decorrência do novo coronavírus. No total já foram contabilizadas 6.744 mortes em Goiás, deste o início da pandemia. Existem 96 mortes sendo investigadas. De acordo com a SES, 293.546 pessoas já se recuperaram da Covid-19.
Goiânia não registrou novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso a capital permanece com 2.060 óbitos desde o início da pandemia. Já a quantidade de casos confirmados chegou a 82.854, com mais 20 notificações inseridas nas últimas 24 horas. Os recuperados são 80.055, e representam 96% do total de contaminados.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, até as 17 horas desta sexta-feira, 25 de dezembro de 2020, o município realizou 163.305 testes de diagnóstico de Covid-19. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico. A Secretaria de Saúde de Aparecida informa que nas últimas 24 horas foram confirmados 45 novos casos na cidade. Após o resultado positivo os pacientes passam a ser monitorados pela equipe da Central de Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus realizam, a cada 48h, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da doença, evitando assim o risco de agravamento rápido e óbito.
No momento, Aparecida possui 271 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. De 41.605 casos confirmados, 40.782 stão recuperados e 586 vieram a óbito por Covid-19, com um sendo confirmado nas últimas 24 horas.
Vacina
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a eficácia da Coronavac ficou abaixo de 90%.No mesmo dia o governo da Turquia anunciou que os resultados preliminares dos testes feitos no país, com pouco mais de 1.300 voluntários, apontaram uma eficácia de 91,2%. Segundo Jean Gorinchteyn, a Sinovac observou diferenças entre as eficácias nos diferentes países onde ocorreram os testes, com o Brasil apresentando um dado menor. Por isso, a farmacêutica quis rever os dados. O secretário disse que a eficácia da vacina observada no estudo feito no Brasil com 13 mil pessoas deve ser anunciado em até 15 dias.
Congresso e Covid
O Senado escolheu os seus integrantes para a Comissão Representativa do Congresso Nacional. O grupo de parlamentares atua em situações emergenciais durante o recesso e pode ser convocado, se for necessário, para discutir a vacina contra o coronavírus. A comissão terá mandato até 31 de janeiro de 2021 e contará também com representantes da Câmara dos Deputados.
Política
Câmara Municipal
Em entrevista a Rádio Sagres 730, a vereadora reeleita Sabrina Garcêz afirmou que não será oposição automática na Câmara Municipal ao prefeito eleito Maguito Vilela. Sabrina foi reeleita na chapa de Vanderlan Cardoso, do PSD, que disputou a prefeitura da Capital com Maguito. Vanderlan chegou a ir para o segundo turno, mas teve 47,40% dos votos.
UEG
Uma decisão do governador Ronaldo Caiado, do DEM, adiou as eleições para reitor, diretores de institutos, coordenadores de campus, coordenadores centrais e setoriais da Universidade Estadual de Goiás, a UEG. O Sindicato Docente da Universidade Estadual de Goiás divulgou uma nota apontando a insatisfação com o adiamento das eleições. Em entrevista a Sagres, Juliana Vasconcelos Braga, presidente da Associação de Docentes da UEG ressaltou a grande indignação vivida por parte dos professores da Universidade.
Transporte coletivo
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, a CMTC, Benjamin Kennedy, detalhou à Sagres 730 sobre a crise do transporte público em Goiânia e na região metropolitana. De acordo com o presidente da companhia, em 2012, o sistema do transporte coletivo ainda estava aquecido, mas a partir de 2013, após as manifestações contra o aumento da tarifa, o sistema começou a perder demanda.
Economia
A redução do auxílio emergencial pela metade já colocou a renda de cerca de 7 milhões de pessoas abaixo do nível de pobreza de até R$ 5,50 por dia em outubro deste ano, em relação a setembro, e esse número deve subir para quase 17 milhões após a extinção do benefício, no início de 2021. Isso representa 26,2% da população brasileira, um ponto percentual acima do patamar de 2019. Em setembro deste ano, por causa do auxílio, esse percentual estava em 18,3%, menor valor da década. Os dados fazem parte de estudo inédito do pesquisador Vinícius Botelho, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, que analisou dados do IBGE e do Ministério da Cidadania, entre outras fontes.
Tom Maior

O isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus e a adesão das empresas ao sistema home office ocasionaram um aumento das doenças ocupacionais, como lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho por conta da sobrecarga nas estruturas ósseas. Quem fala sobre o assunto é o médico ortopedista, Roberto Cambota.
Confira: Ortopedista alerta sobre riscos de lesões que podem surgir durante o home office

De acordo com especialistas, o Brasil está sim vivendo, assim como Estados Unidos e Europa, uma nova onda de contágios de Covid-19. Mas de que maneira essa nova alta de registros da doença por impactar as empresas e como elas podem se antecipar a uma crise? O consultor empresarial Carlos Moreira avalia que uma segunda onda da pandemia neste momento, sem nenhum planejamento, poderia fazer romper a corda que pequenos, médios e grandes empresários conseguiram manter firme nos últimos meses.
Confira: “Segunda onda pode ser quase que fatal para o empresário”, avalia consultor

Duas escolas goianas, os Colégios Cope e Prevest, estão entre os 50 grupos premiados no desafio Criativos da Escola 2020, que promove a inclusão de pessoas surdas nas atividades on-line. O objetivo do desafio é sanar um problema causado pela pandemia de Covid-19 e a necessidade do ensino remoto. Entre os projetos premiados está a plataforma “Access”, que ajuda alunos com deficiência auditiva a lerem o que é dito pelos professores nas aulas remotas. Quem explica mais sobre o projeto é o coordenador do programa Criativos da Escola do Instituto Alana, Gabriel Salgado, e os alunos Ana Gabriela Quintero e Luca Moreira.
Confira: Plataforma que converte vídeo em texto está entre 50 premiados de desafio Criativos da Escola