Depois de encerrar a Série B com mais uma arrancada para fugir do rebaixamento, o Vila Nova entra em 2023 com a ambição de brigar pelo tão sonhado acesso à elite nacional. Enquanto isso, o time colorado tem o desafio de encerrar um jejum de 17 anos sem o título do Goianão, tendo ainda a Copa do Brasil e a Copa Verde em disputa.
Depois de uma inesperada e polêmica saída, Allan Aal já é passado no clube. Com uma agenda cheia na próxima temporada, a diretoria vilanovense apostou no trabalho de Claudinei Oliveira, que já conquistou dois acessos para o Brasileiro.
Único grande da capital que ainda não se reapresentou, o início da pré-temporada do Tigrão está marcada para esta segunda-feira (19). A princípio, o grupo deve começar os trabalhos com cerca de 25 jogadores.
Contratações
Se a bola ainda não começou a rolar no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga e no CT Toca do Tigre, o Vila Nova é o clube que mais contratou. Até o momento, 10 atletas já foram anunciados pelo clube, e os reforços não devem parar por aí.
Um dos setores que mais sofreu mudanças foi o gol, com a chegada de três novos goleiros: Vanderlei (38 anos, ex-Operário-PR), Dênis Júnior (24, ex-Bahia) e Vitor Hugo (21, ex-Figueirense, emprestado pelo Internacional). Outra novidade na defesa é o zagueiro Carlos Alexandre (28, ex-Novo Hamburgo, emprestado pelo Ypiranga-RS).
Nas laterais, o veterano Diego Renan (32, ex-CSA) é a principal contratação, enquanto Marcelinho (24, ex-Brasil de Pelotas, emprestado pelo Confiança), é a aposta da vez. Já no meio-campo, apenas o versátil Rickson (24, ex-CSA) chegou por enquanto. O meia-atacante João Pedro (24) está de volta após experiência no Fluminense.
Outro setor com bastantes novidades é o ataque, com o retorno de Vinícius Leite (29, ex-Novorizontino, emprestado pelo Avaí). Também foram contratados Hyuri (31, ex-Selangor, da Malásia) e Wendson (25, ex-Volta Redonda). Já Yago, que chegou a ser anunciado, não teve a transferência concluída.
Por último, o Vila Nova anunciou a contratação de Guilherme Parede, de 27 anos, ex-Juventude, Vasco, Internacional e Coritiba. O atacante inclusive já realizou exames médicos no clube.
Saídas
Dentro da reformulação colorada, mais de 20 atletas já se desvincularam do Vila Nova. Saíram recentemente os goleiros Tony, Georgemy e Pedro Campanelli, os laterais Railan e Willian Formiga, os meio-campistas Pedro Bambu, Romário e Wagner, além dos atacantes Matheuzinho, Kaio Nunes e Diego Tavares.
Antes da Copa Verde, já haviam deixado o OBA os zagueiros Alisson Cassiano e Matheus Mancini, os laterais Diogo e Bruno Collaço, os meio-campistas Arthur Rezende, Jean Martim e Renan Bressan, além dos atacantes Dentinho, Hugo Cabral, Rubens e Daniel Amorim.
Emprestado na última temporada, o zagueiro Ricardo Lima também rescindiu com o Tigrão, enquanto o atacante Alesson está a caminho do rival Goiás.
Confira o elenco do Vila Nova que inicia a temporada 2023
- Goleiros: Vanderlei, Dênis Júnior e Vitor Hugo
- Zagueiros: Rafael Donato, Jordan, Doma e Carlos Alexandre
- Laterais: Alex Silva, Marcelinho, Jefferson e Diego Renan
- Meio-campistas: Ralf, Sousa, Domingos, Rickson, Marlone, João Lucas e João Pedro
- Atacantes: Victor Andrade, Matheus Souza, Vinícius Leite, Neto Pessoa, Riquelme, Hyuri, Wendson e Guilherme Parede.