Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Confira cartilha de como agir em caso de golpe no Instagram

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) elaborou uma cartilha com orientações de como agir em caso de golpe no Instagram. Atualmente, os criminosos costumam invadir o perfil das pessoas por meio de informações públicas, ofertas ou promoções (engenharia social), ou phishing, com links para “pescar” a vítima.

Assim que consegue o acesso, o autor altera senha, e-mail e número de telefone para retirar o acesso da vítima à conta. Em seguida, passa a fazer falsos anúncios de venda, solicita pagamentos em contas de terceiros ou ainda pratica outros crimes usando dados da página.

Procedimentos

O primeiro passo é informar família e amigos sobre o golpe na conta para que não façam transferências, Pix ou outros pagamentos. Depois, a vítima precisa comunicar a PC ao registrar o boletim de ocorrência. Na delegacia virtual da Polícia Civil tem a opção.

Entretanto, a polícia esclarece que o trabalho das autoridades é investigar o crime e o autor. Sendo assim, a recuperação da conta é de responsabilidade da vítima, que pode fazer em contato com a rede social em questão.

Formas de se previnir

Para evitar o golpe, a PC também elaborou algumas dicas para o usuário ficar atento nas redes sociais. Uma orientação é não utilizar a mesma senha em várias contas para dificultar o vazamento de dados. Além disso, é recomendado evitar o uso do nome próprio para recuperação de senha perdida.

É recomendável a utilização da autenticação em dois fatores para segurança das contas em redes sociais. Não vincule números de telefones às redes sociais e nem utilize o SMS como meio de recuperação. Também não repasse códigos SMS ou Whatsapp para terceiros.

Cautela com páginas que tenham promoção, e-mails e links maliciosos, ou seja, desconfie de informações estranhas e não acesse links que
não sejam seguros e conhecidos. Se a conta na rede social for empresarial, busque um profissional de segurança para orientar com os cuidados necessários.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: