A suspensão das ofertas de pacotes categorizados como “Promo” pela agência de viagens 123 Milhas surpreendeu um grande número de pessoas. A decisão foi tomada quase três meses depois de a empresa Hurb interromper serviços semelhantes, reacendendo a preocupação entre os consumidores sobre a aquisição de viagens extremamente acessíveis, com datas distantes e flexíveis.

Embora possuam estruturas operacionais distintas, os modelos de negócios adotados por ambas as empresas são semelhantes. Ambas oferecem pacotes com preços significativamente mais baixos do que os praticados pelo mercado, porém, adiam a emissão de passagens ou a finalização de reservas para um momento posterior.

De acordo com especialistas, em entrevista ao portal G1, a abordagem é bastante óbvia: quando os preços em um determinado site ou empresa estão consideravelmente abaixo da média do mercado, é prudente manter uma dose de desconfiança. Isso não implica, contudo, que o empreendimento esteja fadado ao fracasso. Pode, de fato, ser bem-sucedido. No entanto, nesses casos, os clientes estão assumindo um certo grau de risco.

O professor Gustavo Kloh, da FGV Direito Rio, é enfático ao afirmar que, se um serviço estiver sendo oferecido a apenas 20% da média de preços praticada pelo mercado, essa transação não pode ser considerada segura. “A experiência já ensinou: é preciso emitir passagem ou comprovante de estadia o mais rápido possível. Uma vez que a passagem seja emitida, você vai voar. Caso contrário, você não tem garantia. É uma situação nebulosa”, afirma.

“Bom, bonito e barato”

Roberto Kanter, renomado economista e professor de MBAs na Fundação Getulio Vargas (FGV), enfatiza a complexidade da sustentabilidade do conceito “bom, bonito e barato”. Ele está fazendo menção ao padrão de negócios que foi bem-sucedido tanto na 123 Milhas quanto no Hurb, até que questões operacionais se tornassem evidentes.

“A promessa futura é um risco. O cliente deve estar muito ciente disso. Pessoas voaram, não tiveram problema e pagaram muito barato, mas é um risco”, destaca. “E não se trata de um serviço de má fé. É um problema de operação.”

De fato, inúmeras pessoas desfrutaram dos vantajosos preços proporcionados por esse modelo de negócio. No entanto, a viabilidade sustentável dessa abordagem ficou em dúvida devido ao aumento dos custos no setor do turismo, especialmente em relação a acomodações e passagens aéreas.

Outro fator de considerável importância que teve um impacto nesta situação foi a “inflação” das milhas, o que teve consequências diretas na empresa 123 Milhas. Especialistas oferecem algumas orientações essenciais para os consumidores ao adquirirem pacotes:

  1. Dêem preferência à emissão e confirmação imediata de passagens ou reservas;
  2. Realizem várias pesquisas e comparações antes de tomar uma decisão de compra;
  3. Certifiquem-se de que a agência escolhida está devidamente regulamentada;
  4. Tenham uma compreensão clara dos riscos envolvidos caso optem por um modelo menos garantido e de longo prazo (que poderia incluir o risco de cancelamento repentino, por exemplo).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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