Vão até o dia 31 de agosto de 2023 as inscrições para a quinta turma do “Programadores do Amanhã”.  O curso gratuito de programação, inglês e soft skills vai capacitar 120 jovens, homens e mulheres, desde que pretos, pardos e indígenas de todo o brasil, de 16 até 21 anos e de baixa renda. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online clicando aqui. A turma inicia em setembro.

O programa tem duração de um ano e as aulas também serão online. Além da formação em programação, haverá mais três módulos: inglês aplicado ao mercado de TI, soft skills e apoio psicológico.

Conforme o CEO e cofundador da Programadores do Amanhã, Cleber Guedes, o objetivo é ampliar as oportunidades para jovens negros e indígenas, proporcionando uma rota para ingressar no mercado de tecnologia, uma área muitas vezes marcada por desigualdades. “Para se ter uma ideia, 33% das empresas de tech não têm nenhuma pessoa negra no time de tecnologia, e as que possuem, não passam de 10% do time de tecnologia em 68% delas”, explica Guedes.

Aulas pela internet

As aulas são ao vivo, via plataforma Zoom. Caso o aluno não tenha acesso à internet e não possua computador, ele receberá um notebook e, também, auxílio financeiro para custear a internet. A metodologia de aprendizagem se baseia em projetos com aplicação prática. O aluno não tem prova, mas precisa entregar mini-projetos ao longo do curso e um projeto integrador ao final da formação.

Além da formação, o Programadores do Amanhã dá suporte na inserção dos alunos no mercado profissional, com participação prioritária em processos seletivos de bigtechs e empresas de destaque no cenário nacional. Com isso, abriu portas para que esses jovens entrassem no time de gigantes como Keeggo, Localiza, BV, Itaú e Mercado Livre. 

Ademais, a remuneração média dos alunos que passaram pelo programa é de R$ 3.600, o que representou um aumento médio da renda familiar em 240%. “Nossa meta é atingir 80% de empregabilidade em até seis meses após a formação e meu sonho grande é que, futuramente, não seja necessário realizar um processo seletivo para sermos realmente acessíveis e que todo jovem que tenha interesse possa fazer o curso”, aponta Guedes.

A escola

A escola foi fundada em 2021 e oferece cursos gratuitos de programação a jovens pretos, pardos e indígenas de todo país. Desde então, a Programadores do Amanhã já selecionou mais de 200 estudantes, em 20 estados e mais de 80 municípios. O curso é viabilizado por meio do patrocínio de grandes empresas, como Méliuz, iFood, Instituto Localiza e Keeggo.

No site também é possível fazer contribuições como pessoa física ou jurídica, se candidatar a ser mentor ou mentora das pessoas que estão se formando ou oferecer vagas.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04, 08 e 10 – Educação de qualidade, Trabalho decente e crescimento econômico e Redução das desigualdades, respectivamente

Leia mais