Foto: BBC

Subiu para quatro o número de casos confirmados de sarampo em Goiás. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual e Saúde (SES-GO), o último é de uma mulher adulta, moradora do município de Posse, região nordeste do estado, a 514 quilômetros de Goiânia. Ela teria sido contaminada no estado de São Paulo. 

Segundo a Pasta, ao todo já foram notificados 102 casos suspeitos da doença. Destes, 54 foram descartados e 44 seguem em investigação. Os outros três confirmados são de Goiânia (2) e Alto Paraíso (1). 

Abadia de Goiás, Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Goiatuba, Guapó, Inhumas, Jussara, Novo Gama, Nova Crixás, Planaltina, Rio Verde, Uruaçu, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás estão sob análise em relação a possíveis casos. 

Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a SES-GO executa um Plano de Contingência da doença no território goiano. Entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde  – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia havia informado o fim das vacinas contra sarampo. No entanto, a SES-GO informou que 150 mil doses estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde para reposição, que deve ser feita ainda hoje (20).

Só nesta semana, 570 novos casos foram confirmados em todo o país.