A história de Goiânia começa no Centro da cidade. Mais uma das avenidas que saem da Praça Cívica e cortam a região, é o tema do quadro deste Super Sábado (21).

Repleta de construções históricas, a Avenida Tocantins compõe o projeto piloto pensado e executado por Atílio Correia Lima e, em seguida, por Armando de Godói.

Segundo a historiadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Simone Schmaltz, a via compõe a perspectiva da funcionalidade das três avenidas que convergem para a antiga sede do governo, na Praça Cívica.

{mp3}Podcasts/2017/outubro/21/simone_01{/mp3}

Palco dos desfiles cívicos de Sete de Setembro, na via também estão situadas construções históricas como a que atualmente sede o IBGE. De acordo com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental, a casa foi construída no final da década de 40, aos modos construtivos e arquitetura vigentes à época.

O conselho destaca que a arquitetura é simples e comum, mas representa uma época significativa do começo da cidade e parte do imenso conjunto arquitetônico que caracteriza o centro de Goiânia.

Ao longo dos anos, na rua foram construídas prédios e casas. Uma dessas construções, atualmente históricas é o Teatro Goiânia, inaugurado em 1942, data do batismo cultural da cidade. A professora Simone Schmaltz, cita ainda outros imóveis que se estabeleceram na avenida.

{mp3}Podcasts/2017/outubro/21/simone_02{/mp3}

Mas e o nome da avenida, veio de onde? A historiadora explica.

{mp3}Podcasts/2017/outubro/21/simone_03{/mp3}

A Avenida Tocantins possui cerca de 1,5 km de extensão e tem fluxo de via única no sentido Praça Cívica.

Da repórter Jordanna Ágatha