Com o fim de 2022, algumas curiosidades da retrospectiva do ano que passou começam a surgir. Qual a música mais tocada? Qual filme teve a maior bilheteria nos cinemas? O programa de maior audiência no mundo? Uma dessas perguntas também é sobre os livros mais vendidos e, sabendo disso, o Sistema Sagres de Comunicação buscou saber a resposta.
Leia também: Você sabe o que é Metaverso? Entenda como isso deve revolucionar o planeta
Dentre os sites pesquisados, há algumas divergências entre as posições, mas a relação das 10 obras mais vendidas é a mesma. Comparando as publicações do osmelhoreslivros.com.br e o publishnews.com.br, o primeiro, o quarto, o quinto e o décimo lugares coincidem. Confira a lista do publishnews:
1º) É assim que acaba – Collen Hoover (120.369)
Nesse livro, a autora aborda temas complexos, como a confusão de sentimentos em uma relação tóxica de amor e abuso, o que impede a pessoa que sofre de se separar. Na história, a personagem Lily é uma jovem que morava em uma pequena cidade de Maine, nos Estados Unidos, e se muda para Boston, uma grande metrópole.
Formada em Marketing, a personagem é dona de uma floricultura. Ela conhece Ryle, um neurocirurgião teimoso e arrogante. Eles se apaixonam e o relacionamento fica conturbado no desenrolar da história.
2º) Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill (93.575)
O autor Napoleon Hill fez uma entrevista exclusiva com o diabo, após 75 anos de segredo, para revelar quem é o diabo, onde mora, principais armas, como ele influencia nossas vidas, sobre medo, etc. O diabo responde essas perguntas no livro e se autodenomina ‘Sua Majestade’. A obra foi escrita originalmente em 1938, mas lançada apenas em 2011. Nos últimos anos, o livro ganhou destaque por trazer “princípios” de produtividade.
3º) Nas pegadas do Alemoa – Ilko Minev (90.273)
A história gira em torno de Schulz-Kampfhenkel, um alemão que durante a Segunda Guerra pertencia à SS. Ele era um especialista em Amazônia e um dos criadores do plano para invasão da Guiana. O personagem não aceitava o país ser dominado pela Inglaterra, o Suriname pela Holanda e a Guiana Francesa pela França, e ainda assim a Alemanha não ter o domínio de nenhum país.
4º) Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés (68.028)
O livro foi publicado há 27 anos, mas parece ter ocorrido uma espécie de renascimento, já que a obra ocupou o 4º lugar na lista de mais vendidos de 2022. São histórias de mitos, contos de fada e lendas com misticismo, bruxas e outros aspectos folclóricos.
A sequência das histórias mostra como o espírito livre da mulher foi sendo domesticado ao longo dos anos, punindo aquelas que não aceitavam esse destino.
5º) Amor & Gelato – Jenn Evans Welch (66.714)
É o primeiro volume da saga Amor e Gelato. A história se passa em Toscana, na Itália, e descreve os pontos turísticos mais românticos, as belezas arquitetônicas, algumas histórias da cidade e as comidas.
Lina, a protagonista, conviveu com a doença terminal da mãe e ouvindo as histórias que ela contava sobre a Itália. A personagem, então, atende ao último pedido da mãe: visitar o pai Howard, que ela nunca conheceu, lá na Itália. Junto com essa história, Lina conhece Ren e Thomas, e surge um amor por eles.
6º) É assim que começa – Colleen Hoover (58.908)
A autora que emplacou um livro como o mais vendido em 2022 retoma a história do É assim que acaba. Nesta obra, são revelados mais fatos do passado de Atlas e há continuação da jornada de Lily, que lida, agora, com um ex-marido ciumento, o Ryle. Eles estão divorciados na história e compartilham a guarda da filha, Emerson. Apesar do divórcio, Lily ainda não está livre do ex.
7º) Torto Arado – Itamar Vieira Junior (54.286)
Torto Arado traz a história de Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores de uma fazenda no sertão da Bahia. Eles são descendentes de escravos e, apesar da abolição, são tratados como seus antepassados.
Belonísia aparenta estar acomodada com o trabalho na fazenda, mas Bibiana reconhece a injustiça da servidão que a família sofre há três décadas e luta pelo direito à terra e liberdade.
8º) O poder da autorresponsabilidade – Paulo Vieira (53.504)
O livro conceitua a autorresponsabilidade e debate sobre a independência, algo que muitos desejam conquistar, mas não fazem ideia do que ela representa ou significa.
É um manual que traz seis leis que ajudam a conquistar a autorresponsabilidade: calar e não criticar; sugerir e não reclamar; solucionar e não culpar; vencer e não vitimizar; aprender com erros e não justificar; julgar atitudes e não pessoas.
Leia também: Unicamp desenvolve borracha eletrocondutora e sustentável
9º) O poder da cura – Padre Reginaldo Manzotti (51.598)
O padre Reginaldo Manzotti revela os caminhos para tomar posse dos remédios que o Médico dos médicos, Deus, dispõe diaramente para nós. A ideia é que sejamos completos interiormente falando.
10º) Os sete maridos de Evely Hugo – Taylor Jenkins Reid (48.253)
A obra traz histórias do cotidiano, mulheres fortes e sem estereótipos. A narração é a partir do ponto de vista de Evelyn, que acabara de fazer 80 anos. A personagem conta com a jornalista Monique Grant para ouvir e escrever sua biografia, descobrindo os segredos mais íntimos.
Mais vendidos no Brasil
Confira também a lista dos 10 livros mais vendidos no Brasil, segundo o Extra:
1º) É assim que acaba – Colleen Hoover;
2º) O homem mais rico da Babilônia – George S Clason;
3º) Os sete maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid;
4º) Todas as suas (im)perfeições – Colleen Hoover;
5º) A garota do lago – Charlie Donlea;
6º) Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill;
7º) Verity – Colleen Hoover;
8º) Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés;
9º) 12 regras para a vida – Jordan B. Peterson;
10º) Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki.
Leia mais: