A Comitê Olímpico do Brasil levou para Tóquio cerca de 302 atletas que disputarão 35 modalidades. Entre eles, dois goianos vão representar o estado nas Olímpiadas: a lutadora de Wrestling, Lais Nunes e o atleta de Handebol, Leonardo Duarte. Confira um pouco sobre as carreiras dos esportistas goianos e a caminhada até o Japão.

Leia mais: Skatista Kelvin Hoefler é prata em Tóquio, primeira medalha brasileira nas Olimpíadas

Lais Nunes

Nascida em Barro Alto-GO, Lais Nunes ao contrário de outros atletas que competem na modalidade, a goiana começou especificamente no Wrestling em um projeto social e logo se destacou. Em seu currículo possui muitas medalhas,inclusive o ouro no Torneio Kolov e Petrov, tradicional do Wrestling. Além disso, acumula pódios em Sul-Americanos, Pré-Olímpico das Américas, Pan-Americanos e entre outros.

Atualmente com 28 anos, é o principal nome da modalidade no Brasil, tendo grandes chances de medalha. As Olímpiadas de Tóquio será a sua segunda, disputando na modalidade livre em até 62 kg. Na Rio 2016 não foi muito bem, caindo no dia da estreia. Lais começa nos Jogos na segunda-feira (02/08), às 23h30.

Leia também: Daniel Cargnin conquista o bronze no judô nas Olimpíadas de Tóquio

Léo Dutra

Leonardo, atleta de 25 anos representará Anápolis em Tóquio. O jogador de Handebol começou na modalidade por incentivo da mãe, que também já foi atleta, e desde cedo se destacou Handebol Desportivo de Anápolis conseguindo convocação para a seleção de base. Atualmente, o lateral-esquerdo joga na Espanha, pelo Ciudad de Logroño. Léo também já possui alguns títulos: bi-campeão do Pan-Americano da Juventude, ouro no Sul-Americano de Cochabamba e prata no Pan-Americano de Groelândia.

Leia mais: Rebeca Andrade dá show e vai a três finais da ginástica nas Olimpíadas

Apesar da Seleção Brasileira ter perdido a classificação direta para Tóquio ao ser eliminado pelo Chile no Pan-Americano de Lima 2019, tiveram a chance no Pré-Olímpico de Montenegro. Leonardo Dutra foi um dos principais nomes da disputa, tanto que no jogo decisivo, coincidentemente contra os chilenos, o Brasil venceu por 26 a 24, com 5 gols de Leo sendo o artilheiro da partida. O Handebol Masculino estreou na noite de sexta-feira (23) com uma derrota para a Noruega.

A seleção brasileira de handebol volta a jogar neste domingo (25), a partir das 21h (horário de Brasília). O adversário será a França, que disputou as três últimas finais dos Jogos Olímpicos, além de ter seis títulos mundiais.

Leia também: Flavia Saraiva sofre lesão, desiste, mas conquista vaga na final da trave

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.