O Conselho Universitário da UFG (Consuni) aprovou em abril a resolução que cria o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais (Cempa-Cerrado). O  laboratório é capaz de gerar previsão de tempo com precisão para a região Centro – Oeste a nível inédito por meio de estudos, uso de dados de satélite e suas interpretações.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, frisou a novidade do projeto ao dar ênfase na precisão relacionada às questões do clima. “Isso é algo inédito em nosso país e raro em poucos lugares do mundo”, disse. O Centro deverá mostrar dados precisos de cenários climáticos, modelos de produção agro climáticos e outros produtos.

O Cempa-Cerrado é um centro vinculado à Universidade Federal de Goiás. No entanto,  a gestão será compartilhada com o Governo de Goiás e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por meio de acordos entre as partes. No início de abril uma equipe do Inpe visitou as instalações do centro na UFG.

O centro já fornece a previsão do tempo para Goiás e entorno diariamente desde janeiro do ano passado. Mas a aprovação pelo Consuni era necessária porque o Conselho é o órgão máximo de função normativa da Universidade. Então, é o Consuni que estabelece e supervisiona a execução das diretrizes acadêmicas e administrativas da universidade.

Leia mais: