Construção icônica abrigou escola tradicional da capital

Hoje sede da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), o prédio do antigo Instituto de Educação de Goiás (IEG) é uma construção icônica para a educação goianiense, por seis décadas a casa de uma das escolas mais tradicionais de Goiânia.

Fundado originalmente como uma escola de normalistas na cidade de Goiás, então capital do estado, o instituto surgiu após se separar do antigo Lyceu de Goiás, em 1929. Em 1956, se mudou para a nova capital.

Prédio histórico hoje abriga a Seduc (Foto: Rubens Salomão)

Construída na esquina da Quinta Avenida com a Avenida Anhanguera, na Vila Nova, o prédio também abrigou um novo método de ensino do IEG, com turmas para o ensino fundamental e o ensino médio.

Nas décadas seguintes, se tornou uma referência na educação goianiense, formando diversas gerações de professores. Outra característica da escola foi a formação de alunos engajados nas lutas sociais e democráticas, em especial durante a ditadura militar.

Mesmo em seus últimos anos de existência, a escola teve um grêmio estudantil empenhado politicamente. Depois de ter sido ocupado por estudantes entre 2015 e 2016, o IEG acabou fechado em 2019 em decorrência de problemas administrativos e financeiros.

Depois de ter sido restaurado pelo governo estadual, o local virou a sede da Seduc. Uma das obras de destaque do prédio é o painel “A instrução”, de Péclat de Chavannes, pintor e professor de artes do próprio IEG. O artista plástico Selvo Afonso restaurou a obra.

Prédio hoje abriga a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) (Foto: Rubens Salomão)

Assista a seguir

Leia mais

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.