Na noite deste domingo (30), o Atlético Goianiense iniciou o Campeonato Brasileiro de 2021 com o pé direito e uma importante vitória sobre o Corinthians. Na Neo Química Arena, a equipe rubro-negra surpreendeu os anfitriões e venceu por 1 a 0, com gol do atacante Zé Roberto, em partida válida pela primeira rodada da Série A. Artilheiro do ‘Dragão’ na temporada, o camisa 9 marcou nove vezes em 16 jogos.

Do outro lado da área, o goleiro Fernando Miguel foi o homem da noite, decisivo com defesa em cobrança de pênalti do meia-atacante Mateus Vital. Ao todo, foram seis defesas contra o Corinthians. Nas 14 partidas em que esteve em campo com o camisa 1 e capitão, os campineiros não perderam nenhuma vez no tempo normal, com oito vitórias e seis empates. Dos 14 jogos, em dez o goleiro não foi vazado, com apenas quatro gols sofridos.

Em um duelo permeado pela marcação alta de ambas as equipes no primeiro tempo, a posse de bola foi dividida igualmente (50%), com muitos passes errados (92, 45 do Corinthians, 47 do Atlético). Uma alternativa foram os passes longos para quebrar a pressão adversária (31 dos anfitriões, 27 dos visitantes). Foi através de um passe de Nathan para João Paulo que nasceu o gol de Zé Roberto, rompendo as linhas adversárias.

Diante da linha alta do Corinthians, o Atlético também acabou muitas vezes em posição irregular no ataque. Foram cinco impedimentos atleticanos, contra apenas um corintiano. No primeiro impedimento, inclusive, o time goiano chegou a balançar as redes, porém João Paulo foi pego adiantado. De toda forma, o meia-atacante se posicionou de forma perfeita no gol válido, em que deu a assistência. Assim como o estreante Ronald, no início da jogada.

Com a vantagem no placar, a equipe de Eduardo Barroca abaixou as suas linhas e marcou em bloco baixo no segundo tempo. Já os donos da casa tiveram 70% da posse de bola. Por outro lado, os rubro-negros controlaram o espaço e defenderam a sua área. Dos 30 cruzamentos realizados pelo time de Sylvinho, nenhum teve sucesso. Foram 33 cortes atleticanos, com destaque para Nathan (9), além de 56 duelos vencidos (17 aéreos).

Este foi o sexto jogo do Atlético como visitante contra o Corinthians pelo Brasileirão, e a vantagem é rubro-negra: três vitórias, dois empates e uma derrota. Além da vitória desta noite, os campineiros também venceram em 26 de agosto de 2017, por 1 a 0, e em 10 de outubro de 2010, por 4 a 3. Os empates, por 0 a 0, em 30 de novembro de 2020, e por 1 a 1, em 8 de agosto de 2012. A única derrota, por 3 a 0, aconteceu em 9 de outubro de 2011.

*Números extraídos através das plataformas SofaScore e Futebol de Goyaz