A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou, nesta segunda-feira (31), que 82% dos internados com Covid-19 nas unidades estaduais de saúde de Goiás não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Diante desses números, o Estado planeja a realização de um Dia D para reforçar a imunização em Goiás. A princípio, a data do Dia D está prevista para 19 de fevereiro, mas será confirmada.

“Temos hoje cerca de 63% de população geral completamente imunizada. O que nos preocupa é que 2 milhões ainda não completaram o esquema vacinal ou não tomaram a dose de reforço. Estamos trabalhando com os municípios sobre o que fazer, como um Dia D estadual para que todas as cidades se mobilizem, e o Estado também, para melhorar essa cobertura”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorin.

Em entrevista à Sagres, nesta terça-feira (1º), o número de leitos aumentará conforme a necessidade. “A medida que esses leitos vão sendo ocupados, as equipes responsáveis vão liberando mais leitos. Os que eram antes utilizados antes para outras situações vão sendo desmobilizados para retornar o uso para Covid. Essa tem sido a dinâmica”, destacou.

Campanhas educativas

Com objetivo de desfazer o impacto das notícias falsas, o Estado planeja também realizar campanhas educativas sobre a importância da vacinação. “Antes desse Dia D, faremos uma campanha maciça, com gente na rua, no rádio, na TV, nas redes sociais, a comunicação precisa ser muito mais incisiva para que nossa fala possa ser mais alta, maior e mais forte que a das fake news”, comentou Flúvia.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: