Reunião da CPI dos Incentivos Fiscais realizada em 4 de novembro (Foto: Maykon Cardoso)

 

A próxima reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Incentivos Fiscais será realizada nesta segunda-feira (18), às 15 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A comissão ouvirá dois executivos da empresa JBS, Marcelo Zannata Estevam e Fábio Augusto Chilo. A Alego ainda não conseguiu ouvir Weslei Batista Filho, presidente do Grupo JBS.

O empresário seria ouvido inicialmente no dia 7 de outubro, mas sua participação precisou ser adiada e o motivo não foi divulgado. A segunda tentativa foi no dia 14 ainda em outubro, porém a Desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis concedeu liminar para que Wesley Batista Filho não precisasse comparecer à sessão da Comissão. A Alego afirmou que recorreu da decisão judicial, mas o recurso ainda não foi julgado.

No mês passado, o presidente da CPI dos Incentivos Fiscais, deputado Álvaro Guimarães, afirmou que é grande a expectativa acerca dos esclarecimentos de Wesley Batista Filho, devido aos dados e informações levantados pelo colegiado ao longo das investigações. “Essa CPI tem objetivo de inibir a sonegação, e quem não estiver cumprindo a lei, terá que passar a cumprir. A expectativa é confrontar números e oportunizar esclarecimentos”, ressaltou o parlamentar.

Liminar concedida

Para a próxima segunda-feira (18) também estava prevista a oitiva com o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira, mas o executivo conseguiu na justiça uma liminar para não comparecer ao depoimento. Carlos Alberto já havia sido convocado no início do mês, mas não compareceu e justificou a falta com um atestado médico.

A CPI dos Incentivos Fiscais é presidida pelo deputado Álvaro Guimarães (DEM) e tem como relator o deputado Humberto Aidar (MDB). O obejtivo principal da comissão é proteger o interesse público diante de possíveis infrações.