Durante todo o mês de julho, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Goiânia realiza trilhas guiadas para crianças no Parque Areião com intuito de ensiná-las, fora da sala de aula, a importância de cuidar da natureza. A ideia é que as crianças também se tornem defensoras da fauna e flora. O projeto começou na última quarta-feira (13) e vai até o dia 29 de julho.

Assista à reportagem na íntegra:

“Aprendi que não devemos jogar plástico nas matas e preservar a selva”, comenta o estudante Luiz Felipe Oliveira. “Ele reserva a nascente que tem aqui, e isso é muito bom para nós. Vira um ponto turístico também”, diz Diogo Franco, que também participou da trilha.

No trajeto, as crianças aprenderam a identificar sementes, foram instruídas a não jogarem lixo na mata e conheceram mais sobre a história do Parque. “O Areião foi o fornecedor de água para os primeiros moradores de Goiânia, que foi inaugurada em 1936. Em 1935, o Parque Areião foi iniciado para as obras de construções da capital”, explica o educador ambiental da Amma, Eron Luiz Ferreira.

Leia também: Praça Cívica tem programação de férias com atividades culturais

No local existe uma árvore de mais de 100 anos de idade, uma das mais antigas de Goiânia. Enquanto as crianças caminham pelo parque, elas também vão aprendendo sobre como cuidar dos bichinhos que vivem por lá, como os macacos.

“Nós temos ação de fiscalização, feita pelos fiscais do Meio Ambiente, que estão sempre pelas ruas. Temos parceria com a Guarda Municipal Metropolitana, que também atua na proteção do patrimônio. E estamos desenvolvendo em todas as atividades de educação ambiental, abordando a questão da educação patrimonial, a importância de se preservar o patrimônio”, destaca o gerente de Educação Ambiental, Pedro Baima.

Leia mais: