Conhecer a Praça Cívica, todo goiano conhece, mas será que sabem das diversas opções de entretenimento e cultura que o Centro Cultural Marieta Teles Machado oferece? O local tem cinema, biblioteca, gibiteca, exposição de arte e muito mais. Além disso, o Centro está com programação exclusiva de férias para adultos e crianças.

Assista à reportagem:

A biblioteca possui mais de 70 mil livros de diferentes gêneros literários disponíveis para o público de todas as idades. Na gibiteca, apesar da decoração infantil, os títulos também estão à disposição de todas as pessoas. “Eu lembro a primeira vez que pisei aqui, eu tinha por volta de 16, 17 anos. Eu vim ao Cine Cultura e quando vi a gibiteca, precisei entrar para ver o que tinha. Fiquei encantada porque tem para todos os públicos”, destaca a estudante Jaqueline Costa. São mais de 6 mil gibis e 11 mil histórias em quadrinhos.

As histórias e os conhecimentos contemplam também as pessoas com deficiência visual, na Biblioteca Braile. Ao todo, são 4 mil exemplares, 1 mil títulos em áudio e 30 mil livros no formato digital. “Nós temos livros desde livros literários até os livros didáticos, que são de matérias como Português, Matemática, Química, Física. Temos livros literários infantis, com ilustrações em braile, com letras ampliadas para pessoas com baixa visão”, explica Sheila Cláudia Ribeiro, auxiliar de biblioteca.

Leia também: “Educação é o princípio de tudo”, diz presidente da CUFA em visita ao Sistema Sagres

Para os amantes das telonas, no Cine Cultura tem cinco sessões diárias, com preço bem acessível. A programação é atualizada toda semana e traz filmes fora do circuito comercial com objetivo de valorizar a cultura cinematográfica independente. Já para quem é do estilo retrô, tem música boa, direto do vinil ou CD. O acervo de mais de 50 mil discos tem música para todos os gostos.

A exposição “80 anos do Batismo Cultural de Goiânia” mostra por meio de textos e imagens momentos históricos da capital. “É muito importante reviver a cultura, a história da cidade, do Estado. Essa exposição, bem como o cine cultura, traz o público para conhecer mais. Foi feito com muito carinho e dedicação”, ressalta Noemia Caiado Vasco, gerente de projetos da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult).

Outra programação interessante é fazer uma visita ao Museu Zoroastro Artiaga. Todas as unidades do Centro funcionam de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. “É um momento legal para reviver todo o passado e o presente também, por meio dos filmes, gibis, livros”, comenta Noemia Caiado.

Leia mais:

Festival internacional de dança traz a Goiânia mais de mil bailarinos