A FIFA anunciou, após o término das oitavas-de-final, o melhor jogador dessa fase da Copa do Mundo. Quem aposta em Neymar ou Messi, até mesmo James Rodríguez, errou por muito. Para a entidade, o melhor jogador foi o zagueiro brasileiro David Luiz, autor do gol do Brasil contra o Chile (mesmo com as controvérsias sobre o gol ter sido contra).

Os parâmetros são medidos de acordo com um ranking da FIFA, em parceira com um patrocinador, que levam em consideração estatísticas que medem a importância do jogador para o resultado do jogo.  No primeiro mata-mata, David foi o melhor ranqueado com 9,79 pontos (escala até dez), nota que o fez subir para o posto de melhor jogador do mundial até o momento.

A surpresa fica por conta do zagueiro superar nomes de maior prestígio no cenário mundial e que tiveram atuações muito importantes para as suas respectivas seleções. James Rodríguez fez os dois gols colombianos na vitória sobre o Uruguai e assumiu isoladamente a artilharia da competição. Por tudo isso, era um dos mais apontados para ser o eleito. Ele ficou com 9,74, apenas 0,05 a menos que o brasileiro.

Messi não ficou nem entre os seis melhores colocados, surpreendentemente. Atrás de David Luiz, apareceram, além de James Rodríguez, o atacante francês Karim Benzema, com 9,70 em terceiro lugar, Robben, com 9,66 na quarta colocação e Neymar, que apareceu pela primeira vez entre os seis melhores da FIFA.