Na corrida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) declararam seu apoio oficial ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). No RS, Bolsonaro obteve 3.353.623, com 52,63% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, 1.453.291 votos e 22,81%dos votos válidos.

Bolsonaro continua liderando todas as pesquisas de intenção de votos para presidente, e apesar de grande apoio no estado gaúcho, não declarou parceria com nenhum candidato ao governo no segundo turno.

Na última pesquisa Ibope, Eduardo Leite (PSDB) segue com 60% das intenções de votos e Sartori (MDB) com 40%.

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

História dos candidatos

Eduardo Leite (PSDB)

Ex-prefeito de Pelotas no período 2013 a 2016, Eduardo Leite é natural do município. Desde novembro do ano passado, é presidente estadual do PSDB gaúcho. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Gestão Pública na Universidade de Columbia (EUA) e atualmente faz mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Integrou a Secretaria Municipal de Cidadania, em Pelotas, durante o mandato do prefeito Bernardo de Souza (PMDB), e foi chefe de gabinete do prefeito Fetter Júnior (PP). Foi eleito vereador pelo município em 2008 e tentou, sem sucesso, uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha em 2010. Em 2018, Eduardo disputa pela primeira vez, o governo do Rio Grande do Sul.

José Ivo Sartori (MDB)

Nascido em 25 de fevereiro de 1948 em Farroupilha, José Ivo Sartori tem 66 anos e é formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).  Depois de presidir o DCE da UCS entre 1972 e 1975, ele se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi eleito vereador em Caxias do Sul em 1976.

Em 1982 chegou pela primeira vez ao cargo de deputado estadual e, posteriormente, foi reeleito por mais quatro mandatos consecutivos. Em 2004, foi eleito prefeito de Caxias do Sul, quatro anos depois foi reeleito prefeito. Em 2014, José Ivo Sartori se tornou governador do RS com mais de 60% dos votos e tenta agora a reeleição.

“Beatriz Alves é estudante de jornalismo do Centro Universitário Alves Faria e participou do projeto “Eleições na Sagres” organizado pela Escola Sagres de Formação.”