Na próxima segunda-feira (1), comemora-se o Dia do Trabalhador. Celebrada internacionalmente em 1º de maio, a data é dedicada aos trabalhadores à luta pelos seus direitos. Nesse sentido, o podcast Debates Esportivos preparou uma série sobre as leis trabalhistas no futebol, dividida em três episódios.
Na edição desta semana, a temática está voltada à arbitragem. Em pauta, o que diz a profissão de árbitro de futebol, regulamentada em 2013. Em relação autônoma com as entidades do esporte, os profissionais não possuem vínculos empregatícios. Dessa forma, não têm garantido os direitos mínimos de um trabalhador empregado.
Para buscar entender a profissionalização, Wendell Pasquetto e Charlie Pereira, portanto, receberam Paulo Henrique Pinheiro, advogado especialista em Direito Desportivo e Trabalhista. Há 19 anos na área, o jurista presta serviços para diversos clubes goianos, por exemplo Atlético Goianiense e Vila Nova.
Além disso, também participou da discussão o árbitro assistente Fabrício Vilarinho, um dos goianos que integram o quadro Fifa. Eleito o melhor assistente do Brasileirão 2021, trouxe detalhes da profissão e falou sobre o seu momento. Em recuperação de cirurgia após lesão no tendão de Aquiles, deve ficar afastado dos gramados por um ano.
Confira a edição 141 do podcast Debates Esportivos
Podcast
Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.