Categoria foi responsável por 77% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em 2019 (Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS)

Com a paralisação da maioria dos comércios, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, para evitar aglomerações e conter a propagação do vírus, os comerciantes tiveram que se adaptar a situação e vender apenas por telefone ou aplicativos. Desse modo, a demanda por serviço de entrega tem crescido expressivamente por todo Brasil.

Em março, o volume de buscas no Google relacionadas a esse serviço atingiu o maior pico desde 2004, quando é iniciada a série histórica do Google Trends. Como na maioria dos estados, Goiás também teve um grande crescimento. De julho de 2009 até fevereiro de 2020, a demanda permanêcia estável, após o isolamento social, os serviços de entrega sofreu um crescimento inédito na região goiana, confira abaixo:

{source}
<script type=”text/javascript” src=”https://ssl.gstatic.com/trends_nrtr/2152_RC04/embed_loader.js”></script> <script type=”text/javascript”> trends.embed.renderExploreWidget(“TIMESERIES”, {“comparisonItem”:[{“keyword”:”delivery”,”geo”:”BR-GO”,”time”:”2004-01-01 2020-04-14″}],”category”:0,”property”:””}, {“exploreQuery”:”date=all&geo=BR-GO&q=delivery”,”guestPath”:”https://trends.google.com.br:443/trends/embed/”}); </script>
{/source}

Esse movimento acende um alerta para um cuidado ainda maior da categoria dos motociclistas com as regras de trânsito, com os itens de segurança e com a higienização, visando garantir uma rotina de trabalho com menos risco.

De acordo com Vitor Morim, da Gerência Médica da Seguradora Líder, o cuidado é indispensável. “É importante que os motociclistas sempre higienizem suas mãos. Também é importante que limpem a motocicleta e os equipamentos de segurança. Usem álcool para higienizar luvas, manetes da moto, retrovisores, chaves e o capacete”, aconselha.

Seguro DPVAT

Dados do Relatório Anual 2019 da Seguradora Líder mostram que, em 2019, foram pagas mais de 353 mil indenizações do Seguro DPVAT, incluindo todos os tipos de veículos no Brasil. Apesar de representarem apenas 29% da frota nacional, as motos foram responsáveis por 77% dos pagamentos do seguro, totalizando mais de 273 mil indenizações. Mais de 80% das indenizações por morte em acidentes com motocicletas foram para vítimas do sexo masculino. Nos dois primeiros meses de 2020, a tendência se repete. Mais de 45 mil indenizações já foram destinadas aos acidentes com motocicletas neste ano, um crescimento em relação ao primeiro bimestre de 2019, que somou 39.735 benefícios pagos.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença