Nesta quarta-feira (29), estreia na Sagres TV (canal 26.1) mais um episódio do programa Literando. Começando em novo horário, às 20h30, o programa literário terá como foco a democratização do acesso aos livros.

De acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, divulgada em 2023, cerca de 84% da população com mais de 18 anos não havia comprado nenhum livro nos 12 meses que antecederam a sua data de realização.

Equipamentos sociais

No quarto episódio do Literando, uma das convidadas é a coordenadora do Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris), Maria das Graças Castro, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“A democratização da leitura passa fundamentalmente por um equipamento social chamado biblioteca. É a biblioteca pública que tem que cumprir o papel de encurtar o acesso do indíviduo a esse bem cultural chamado livro”, explica a pesquisadora.

Assista ao episódio completo

Leitura nas comunidades

Assim, para falar sobre o impacto do acesso à Literatura por diferentes públicos, o programa também recebe como convidada a estudante de Letras, Bárbara Wendel. Nesse sentido, ela é a criadora do projeto Mala de Histórias, que leva livros para comunidades em bairros periféricos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital.

“É um sonho de que todas as crianças e jovens tenham o mesmo acesso à Literatura que eu e outros integrantes tivemos desde cedo”, apresenta Bárbara.

Além disso, entre as atividades do projeto, estão em andamento programas de formação de voluntários. Também fazem parte das ações os processos para adquirir doação de livros, além de contato com artistas como contadores de histórias e atrizes.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais