Lúcia Vânia e Ronaldo Caiado (Foto: Divulgação)

A nomeação da ex-senadora Lúcia Vânia para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds-GO) do governo repercutiu rapidamente na Assembleia Legislativa, agradando a oposição e dividindo opiniões entre parlamentares do governador Ronaldo Caiado (DEM).

“Quando você ouve a oposição elogiando, aí você vê que tem algo errado. Principalmente uma oposição que nunca elogia o governo, elogia uma nomeação da ex-senadora Lúcia. É muito fácil saber por que elogia. É ligada ao antigo governo há mais de 20 anos. Concorreu na chapa do José Eliton, concorreu contra o presidente do meu partido que não foi eleito senador”, afirma o deputado Vinícius Cirqueira (PROS). Ele se referia ao ex-senador Wilder de Moraes. “Sobre a capacidade da [ex] senadora Lúcia Vânia, isso é incontestável. Agora, politicamente, se o governador acertou, aí eu já tenho minhas dúvidas”, complementa.

Lúcia Vânia concorreu ao Senado nas últimas eleições pela chapa do ex-governador José Eliton (PSDB). Ela assumirá no lugar do secretário Marcos Cabral, ex-prefeito de Santa Terezinha, que vai assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego).

Para Cirqueira, a noemação irritou parlamentares da base. “Com certeza. Hoje alguns deputados aqui estavam completamente bravos com essa nomeação porque tem vários companheiros de outros partidos, que estavam na campanha, roeram o osso com o governador, e agora na hora de ajudar a governar infelizmente estão de fora, e nós estamos vendo pessoas que atrapalharam a eleição dos companheiros, atrapalharam a eleição de senador, como foi o Wilder, e agora nós estamos vendo o inverso disso. Então fico preocupado com a questão, se politicamente foi acertado”, acrescenta.

O líder da base na Assembleia, deputado Bruno Peixoto (MDB), disse que a ex-senadora saberá se adequar ao governo. “Todos nós sabemos da amizade e o carinho que o governador Ronaldo Caiado nutre pela ex-senadora Lúcia Vânia. Isso é público e é notório”, afirma. “Não tenho dúvida nenhuma que Lúcia Vânia se adequará a esta gestão”, complementa. “Acreditamos na competência e na capacidade de Lúcia Vânia”.

A chegada de Lúcia Vânia ao governo agradou a oposição. A deputada Lêda Borges (PSDB) avalizou a nomeação da ex-parlamentar. “Experiência administrativa e conhecimento do Estado de Goiás a [ex] senadora Lúcia Vânia possui de sobra”, afirma. “Fiquei muito feliz. A senadora é extremamente capaz e respeitada para buscar recursos em Brasília, para poder articular uma pasta fundamental e que precisa começar a avançar no Estado de Goiás”, acrescenta.

Para o deputado Lucas Calil (PSD), o atual governo dá sinais de que busca forças na gestão passada. “São aliados de primeira hora, foi do PSDB por quase uma vida toda. Talvez seja até um bom presságio, que agora eles querem sair do palanque e começar a governar, deixando a politicagem de lado e recorrendo a pessoas que trabalham”, avalia.

Em apenas nove meses de governo, a equipe do governador Ronaldo Caiado (DEM) já passou por 11 mudanças no primeiro escalão, mais de uma por mês. 

Com informações e entrevistas do repórter Rubens Salomão